Agenda

Detalhe de Evento:

< voltar

2.º Seminário Internacional de Reforço e Reabilitação - Materiais e Tecnologias (SIRR13)

Texto:

O Seminário SIRR13 tem como propósito abordar o tema da Reabilitação e Reforço de Estruturas, focando em particular os Materiais e as Tecnologias envolvidas nestes processos. Trata-se de uma área de indiscutível interesse e atualidade, e de aplicação direta na intervenção em construções existentes, abrangendo uma grande variedade de sistemas estruturais, desde as tipologias construtivas mais antigas, onde prevalece a alvenaria e a madeira, até aos sistemas mais recentes, em particular envolvendo estruturas de betão e aço. O desenvolvimento e interesse que tem surgido nos últimos anos pela área da reabilitação estrutural justifica plenamente a discussão destes temas, nomeadamente a necessidade de selecionar as tecnologias e materiais que melhor se adaptam a cada sistema estrutural.

O seminário debruçar-se-á sobre aspetos técnico-científicos associados à intervenção estrutural em construções existentes, às particularidades e princípios a que essas intervenções deverão obedecer relativamente aos materiais e tecnologias envolvidas, sendo complementados com a apresentação de casos práticos. Em particular, o seminário conta com quatro conferências abordando paradigmas atuais e perspetivas futuras na reabilitação e reforço estrutural, duas na primeira sessão da manhã e outras duas na última sessão da tarde, proferidas por oradores de reconhecido mérito na área, nomeadamente a Prof. Dina D’Ayala do University College of London, o Prof. Eduardo Júlio do Instituto Superior Técnico de Lisboa, o Prof. Anibal Costa da Universidade de Aveiro e o Eng. Vitor Cóias da STAP, S.A. / GECoRPA.

O seminário contará ainda com mais duas sessões com oradores convidados que irão apresentar particularidades e aspetos técnicos associados à reabilitação e reforço de diferentes sistemas estruturais, e casos práticos de aplicação nos vários domínios abordados. Procurar-se-á assim transmitir a visão e partilhar a experiência de especialistas que, nas universidades e empresas, têm desenvolvido investigação e trabalho nas áreas do âmbito do seminário.

Toda a informação, incluindo programa, disponível aqui.

Local:Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Data:6 de Dezembro de 2013
Organização:Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Contacto:

Sr. Manuel Carvalho
DEC-FEUP
Rua Dr. Roberto Frias, s/n
4200-465 PORTO
sirr13@fe.up.pt | Tel. +351 220 413 703 | Fax. +351 225 081 446

Folheto:
Imagem:2.º Seminário Internacional de Reforço e Reabilitação - Materiais e Tecnologias (SIRR13)
< voltar

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions