Agenda

Detalhe de Evento:

< voltar

Congresso "De Viollet-le-Duc à carta de Veneza: Teoria e prática do restauro no espaço ibero-americano"

Texto:

Celebram-se em 2014 o segundo centenário do nascimento do arquiteto francês Eugène Emmanuel Viollet-le-Duc, o centenário da morte do arquiteto e literato italiano Camillo Boito e os 50 anos da Carta de Veneza. Assinalando estas efemérides, propõe-se uma reflexão sobre as circunstâncias da teoria e da prática do restauro arquitetónico em países cujos percursos históricos estiveram ligados no passado e que, no caso de Espanha e de Portugal, registaram nos últimos dois séculos singulares correspondências. A desamortização dos bens das ordens religiosas que depois se estende ao clero secular; a incipiente resposta por parte do Estado na criação de um processo de salvaguarda e valorização de um rico património artístico; a venda, por vezes, abusiva deste património para o estrangeiro, onde veio a engrossar grandes coleções; a evocação do passado áulico dos Descobrimentos, ao serviço de um discurso de propaganda e poder de regimes autoritários, são algumas das singularidades comuns, com efeitos na herança artística dos dois países.

Se a prática do restauro estilístico se impôs, por terras ibéricas, logo no século XIX, admirando-se as propostas de Viollet-le-Duc, nem sempre existiu uma compreensão total nem um domínio do pensamento deste arquiteto. Já no século XX, quando se torna objeto de rejeição, a unidade de estilo surge tentadora e dominante na realidade ibérica resultante de condicionalismos mentais diferentes daqueles que a viram nascer. Contudo, vão emergindo perspectivas críticas, e é significativo que do comité redatorial da Carta, aprovada no congresso dos arquitetos e técnicos de restauro realizado na cidade de Veneza em 1964, fizessem parte o espanhol José Bassegoda- Nonell (1930-2012) e o português Luís Benavente (1902-1993).

Atendendo à homogeneidade cultural pretende-se também, no âmbito do congresso, discutir as influências no Brasil e nos países da Hispano-américa, a nível teórico e prático do restauro, das tendências geradas na Europa.

Mais informações em: http://viollet-le-duc.lnec.pt/

Local:Centro de Congressos do LNEC, Av. do Brasil 101
Data:20 a 21 de Novembro de 2014
Organização:LNEC - Laboratório Nacional de Engenharia Civil e ARTIS - Instituto de História da Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.
Inscrições:Inscrição €150 / Estudantes e primeiro autor de uma comunicação aceite €75. O custo inclui a participação nas sessões, um exemplar do livro com as comunicações e o certificado.
Contacto:

Correspondência e pedidos de esclarecimento:
LNEC - Apoio à Organização de Reuniões
Av. do Brasil 101
1700-066 LISBOA
tel.: 218 443 483
fax: 218 443 014
e-mail: cursos@lnec.pt

Esclarecimentos sobre os temas do congresso, comunicações enviadas e revisões:
José Delgado Rodrigues
delgado@lnec.pt

Esclarecimentos específicos sobre o congresso, datas e afins:
e-mail: património@lnec.pt

Sobre outras questões, incluindo inscrições:
LNEC Conference Center
formacao@lnec.pt
João Manuel Mimoso
jmimoso@lnec.pt | Tel. +351 218 443 642

Folheto:
Imagem:Congresso
< voltar

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions