Agenda

Detalhe de Evento:

< voltar

SPHERA MUNDI - Arte e Cultura no Tempo dos Descobrimentos

Texto:

Este congresso visa estudar e debater a cultura artística no Portugal do tempo de D. Manuel I, o Venturoso (1495-1521), no momento em que se celebram quinhentos anos da edificação da Torre de Belém, o "Baluarte do Restelo" como era referido ao tempo. Tal acontecimento é evocado numa perspetiva multidisciplinar histórico-política, militar, artística, cultural e patrimonial de âmbito científico propositadamente abrangente.

Pretende-se destacar o largo contexto político e cultural desse reinado, na sua dimensão de umbilicos mundi e de capital de império, assente numa conceção absolutista e providencial, que propiciou resultados notáveis a nível da produção cultural, científica e também artística. O ideário manuelino assumiu repercussões culturais e artísticas além-fronteiras, quer nos espaços políticos e sociais da Europa, quer nos espaços imperiais no Atlântico e do Índico, tanto no Brasil e em África, como na Índia, na China ou no Japão. Pretende-se, assim, proporcionar a reflexão e o debate integrando a investigação que sobre estes importantes espaços do Império tem sido levada a cabo.

Deseja-se uma visão integradora da Torre de Belém no seu tempo, tanto no que concerne à ação dos mestres que a conceberam e executaram, à sua função, à originalidade da sua conceção, tanto arquitetónica como decorativa, assim como o carácter emblemático que, desde logo, assumiu no contexto global da navegação, do comércio e também da sua relação com o mosteiro hieronimita de Santa Maria de Belém.

A sobrevivência da forma do edifício e da decoração nos séculos seguintes, cristalizados no denominado ambiente neomanuelino oito e novecentista, mas também integrador do discurso celebrativo do Estado Novo, constituem âmbitos de estudo, igualmente, privilegiados.

Local:Centro Cultural de Belém, Lisboa
Data:13 a 15 de Outubro de 2015
Organização:ARTIS - Instituto de História da Arte
Inscrições:Público em geral €30 Euros / Estudantes e autores de comunicações aceites €20
Contacto:

Correspondência e pedidos de esclarecimento devem ser dirigidos a:
ARTIS - Instituto de História da Arte
Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa,
Congresso Sphera Mundi
Alameda da Universidade
1600-214 Lisboa
Tel.: +351 217 920 000
Fax: +351 217 960 063
e-mail: sphera@letras.ulisboa.pt
Website: www.spheramundi.com
Facebook: www.facebook.com/pages/Instituto-de-História-da-Arte/363569258514

Ficha de inscrição:
Imagem:SPHERA MUNDI - Arte e Cultura no Tempo dos Descobrimentos
< voltar

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions