Agenda

Detalhe de Evento:

< voltar

Colóquio Internacional de Arquitectura Popular: Santo António de Vale dos Poldros

Texto:

A arquitetura e as estruturas de povoamento de origem popular são dos mais ricos elementos do património cultural de uma sociedade, que importa conhecer, estudar e preservar. Muitas destas estruturas construídas de raiz popular encontram-se contudo numa situação de abandono ou de acelerada decadência, que importa reverter.

A branda de Santo António de Vale de Poldros é um conjunto arquitetónico de inestimável valor patrimonial, constituindo um óptimo exemplo deste tipo de povoamento de transumância: povoados de montanha para onde subiam o gado com os seus vigias, e por vezes toda a população das aldeias, no final da Primavera e durante os meses de Verão, para descerem novamente às suas povoações de origem, as inverneiras, a partir de setembro. Em tempos recentes, as atividades agrícolas e pastoris foram sendo abandonadas e as construções Santo António de Vale de Poldros transformadas em segundas habitações, de lazer e de férias, muitas vezes deturpando a sua arquitetura original.

Apesar disso, o grande valor patrimonial deste núcleo de povoamento e de muitas das suas construções ainda permanece, justificando um esforço para a sua salvaguarda. Para além de importância da preservação deste património do ponto de vista cultural e social, ele pode desempenhar um papel importante como motor de desenvolvimento económico.

Este Colóquio Internacional, através das suas diferentes áreas temáticas, tem como objetivos debruçar-se sobre a realidade de Vale de Poldros e o estado da arte da investigação em arquitetura popular, bem como a troca de experiências e a discussão de medidas de salvaguarda, estratégias de intervenção e soluções de natureza social, económica e arquitetónica que permitam a reintegração deste património na vida das comunidades.

Local:Monção, Portugal
Data:30 a 2 de Abril de 2016
Organização:Câmara Municipal de Monção e Centro de Investigação em Arqueologia, Urbanismo e Design (CIAUD) da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa
Contacto:

Website: https://coloquioarqpopular.wordpress.com/

Imagem:Colóquio Internacional de Arquitectura Popular: Santo António de Vale dos Poldros
< voltar

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions