Notícias

GECoRPA - Grémio do Património associa-se à Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa

Audiência da sessão de apresentação da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. Foto: CML - Câmara Municipal de Lisboa.
Audiência da sessão de apresentação da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. Foto: CML - Câmara Municipal de Lisboa.

No dia 5 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em Lisboa, teve lugar a sessão de apresentação da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa, iniciativa organizada pela Vida Imobiliaria e pela Promevi, e que conta com o apoio da Câmara Municipal.

A sessão de apresentação contou com a presença do Vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, do diretor da Vida Imobiliária, António Gil Machado, e do diretor da Semana da Reabilitação Urbana, Arturo Malingre, além dos representantes das principais Associações Empresariais com interesse na Reabilitação Urbana.

Manuel Salgado frisou, durante a apresentação do evento, a urgência e necessidade da reabilitação urbana: "Necessitamos de um novo paradigma que assente na renovação dos centros das cidades, no arrendamento e num novo modelo de mobilidade. Em Lisboa, a ocupação dos fogos vagos e dos edifícios devolutos poderia devolver à cidade mais de 20.000 habitantes".

A Semana da Reabilitação Urbana vai animar a cidade de Lisboa de 19 a 26 de março de 2014, com uma agenda de eventos, conferências, workshops, tertúlias e exposições para todos os públicos. As iniciativas deste evento multifacetado terão lugar no Páteo da Galé, ponto de encontro obrigatório entre o público em geral e os profissionais do mercado, e no MUDE, onde a agenda de debate e conferências incluirá temas como a dimensão social, a sustentabilidade e as formas de financiar a reabilitação urbana.

O GECoRPA - Grémio do Património, que tem como primeiro grande objetivo promover a reabilitação do edificado e da infra-estrutura como alternativa à construção nova, não podia deixar de se associar à Semana da Reabilitação Urbana, estando a seu cargo a organização da conferência de encerramento, durante a tarde do dia 26 de março.

Participam também na Semana da Reabilitação Urbana a Ordem dos Engenheiros, o Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana, a Associação Lisbonense de Proprietários a Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços, e, nas agendas mais técnicas, o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e as escolas de Engenharia da Universidade de Lisboa e da Universidade do Porto.

Toda a informação aqui: www.semanadareabilitacao.com.
Sobre a participação do GECoRPA: http://www.pt.vidaimobiliaria.com/reabilita-qualidade-s-empresas-qualificadas.

09/12/2013

Galeria

Intervenção de António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária. Foto: CML - Câmara Municipal de Lisboa.
Intervenção de António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária. Foto: CML - Câmara Municipal de Lisboa.
Intervenção de António Gil Machado, diretor da Vida Imobiliária. Foto: CML - Câmara Municipal de Lisboa.
Sessão de apresentação da Semana da Reabilitação Urbana de Lisboa. Foto: CML - Câmara Municipal de Lisboa.
Intervenção de Manuel Salgado, Vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa. Foto: CML - Câmara Municipal de Lisboa.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions