Notícias

Iniciativa "Terra Amada" procura viabilizar intervenção na aldeia de Vale de Papas

Ação na aldeia de Covas do Monte, em 2013.
Ação na aldeia de Covas do Monte, em 2013.

Depois da intervenção em Covas do Monte, que mobilizou mais de meia centena voluntários para a reabilitação do património e melhoria da qualidade de vida da população, a iniciativa "Terra Amada" prepara agora uma segunda edição na aldeia de Vale de Papas, em Cinfães, distrito de Viseu.

A iniciativa "Terra Amada", organizada pelo Curso de Arquitectura da Universidade Católica de Viseu, centra-se no desenvolvimento de ações de voluntariado, abertas à participação de estudantes de arquitectura (portugueses e estrangeiros), com o objetivo de realizar intervenções de conservação e reabilitação em aldeias rurais do interior português, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações, a salvaguarda do património e o desenvolvimento local.

Em 2013 foi desenvolvida uma ação na aldeia de Covas do Monte, que incluiu obras em 7 edifícios e espaço público, com base em mão-de-obra voluntária de 60 estudantes, sob a direção de mestres-de-obras e técnicos do setor, também voluntários, e com os materiais doados por 54 empresas.

Dado o sucesso da ação-piloto, o projeto "Terra Amada" procura agora viabilizar uma nova edição para 2014, desta vez na aldeia de Vale de Papas, onde entre outros tesouros, ainda se encontram casas com cobertura de colmo habitadas.

A intervenção em Vale de Papas pretende ser mais ampla, incluindo a introdução água canalizada e saneamento na aldeia, e agregando dimensões de apoio social e desenvolvimento económico. Prevê-se que esta iniciativa possa catalisar um investimento de cerca de duzentos mil euros nesta aldeia, mas para já é necessário angariar os fundos para a viabilizar.

Siga os links para saber mais sobre esta iniciativa e para a apoiar.

30/01/2014

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions