Notícias

Inventariação e estudo de estuques decorativos no Norte de Portugal

Evitar a perda irreparável deste importante acervo patrimonial e artístico, para que imagens como esta não se multipliquem.
Evitar a perda irreparável deste importante acervo patrimonial e artístico, para que imagens como esta não se multipliquem.

No sentido de divulgar e contribuir para a salvaguarda das composições em estuque decorativo ainda existentes um pouco por todo o Norte do País, a A.C.E.R. - Associação Cultural e de Estudos Regionais criou um "sub-site" dedicado aos estuques e fingidos.

A inventariação e estudo dos estuques e fingidos integra o projeto "Os saberes-fazer no Desenvolvimento Regional", desenvolvido pela A.C.E.R. desde 2009. A inventariação e o estudo justificou-se por várias razões:

  1. Importância do setor de Conservação e Restauro no Desenvolvimento Regional, com particular acuidade em zonas de economia deprimida e pouco diversificada, onde é imperioso implementar uma estratégia local assente na reabilitação do Património edificado e em estreita interligação com as comunidades locais. Hoje está já suficientemente provada a importância do recurso-património no desenvolvimento local;
  2. Urgência em se procurar evitar a degradação do Património construído da região, e ao mesmo tempo contribuir para a sua reabilitação correta e conservação preventiva, tendo em conta as recomendações constantes de diversas convenções internacionais sobre Conservação e Restauro do Património;
  3. Situação do mercado de trabalho com elevado índice de desemprego, particularmente na Construção Civil;
  4. Necessidade de salvaguardar, pela formação de recursos humanos, saberes e modos de fazer que correm o risco de extinção.

Aceda aqui ao sub-site: www.estuques.acer-pt.org.

28/05/2014

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions