Notícias

O GECoRPA participou no Dia do Património das Misericórdias, a 17 de outubro, no Redondo

Ao participar no Dia do Património das Misericórdias, o Grémio pretende contribuir para a divulgação das boas práticas na conservação do vasto legado patrimonial das misericórdias portuguesas.

Neste encontro, que decorreu no Centro Cultural daquela vila alentejana, promoveu-se o debate público sobre os arquivos, a história e o património das Misericórdias, a sua relação com o turismo, o papel da União das Misericórdias portuguesas (UMP) na defesa do património.

A sessão de abertura contou com as participações do provedor da Misericórdia do Redondo, da diretora regional de Cultura do Alentejo, do presidente da autarquia, do presidente da UMP, do membro do Secretariado Nacional da UMP responsável pelo património e do arcebispo de Évora. Estiveram em foco as boas práticas na gestão e na conservação do património das misericórdias.

O GECoRPA - Grémio do Património participou com duas comunicações, uma do Eng.º Filipe Ferreira, sobre as causas frequentes da degradação do património, com particular destaque para as associadas à deficiente qualificação de quem as concebe e executa, outra do Eng.º Vítor Cóias, sobre os critérios de seleção das empresas intervenientes e de adjudição dos trabalhos a executar.

A colaboração do GECoRPA neste evento insere-se no âmbito do protocolo existente entre o Grémio e a UMP, que visa, sobretudo, a qualidade das intervenções de conservação do Património, através do recurso a empresas e profissionais com a adequada qualificação.

Durante o evento foram ainda apresentadas as atas do Dia do Património de 2013, que teve lugar em Braga, e o livro "100 Anos de Gratidão".

09/10/2014

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions