Notícias

Conferência "Baixa Pombalina a Património Mundial: Ainda é Possível?"

No âmbito da celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, o GECoRPA – Grémio do Património, em colaboração com o ICOMOS Portugal promove a conferência "Baixa Pombalina a Património Mundial: Ainda é Possível?", com o objetivo de recapitular a evolução deste programa de ação, de grande importância para a cidade de Lisboa e para o País.

A partir de meados de década de 2000, a deterioração do clima económico que culminou com a assinatura, em 2011, do Programa de Assistência Económica e Financeira, e a incerteza daí resultante, conduziram à redução drástica do investimento, quer público, quer privado, criando um clima desfavorável à revitalização da Baixa Pombalina.

A candidatura da Baixa Pombalina a Património da Humanidade continuou, no entanto, como um dos objetivos expressos da Estratégia de Reabilitação Urbana de Lisboa 2011/2024, apresentado em 29 de abril de 2011 pela Câmara Municipal de Lisboa.

Nos últimos anos multiplicam-se, na Baixa Pombalina, os sinais duma crescente pressão do negócio imobiliário, com a proliferação de obras de reabilitação destinadas a permitir a utilização dos velhos edifícios para fins por vezes muito diferentes daqueles que constituíram a sua vocação original.

Decorrem atualmente na Baixa Pombalina mais de uma vintena de intervenções que podem levar à perda de alguns dos atributos que lhe conferem valor histórico e cultural. Justifica-se, portanto, uma avaliação do impacto que a atual conjuntura está a ter sobre esse valor, e, por reflexo, na viabilidade da candidatura a Património da Humanidade.

A Conferência terá lugar no dia 21 de abril próximo, no Auditório do Banco de Portugal, Largo de São Julião, em Lisboa.

31/03/2015

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento
Conferência "Baixa Pombalina a Património Mundial: Ainda é Possível?"
20/04/2015 00:00:00pdf baixa_pombalina_09.pdf

Galeria


Plano da Baixa Pombalina por Eugénio dos Santos, Carlos Mardel e E. S. Poppe, in "Atlas de Lisboa. A Cidade no Espaço e no Tempo", coord. Maria Calado, Lisboa, 1993.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions