Notícias

Projeto Sphera Cástris visa promover o património cultural e a educação artística em Évora

Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, apresenta o projeto Sphera Cástris, na igreja do mosteiro de S. Bentro de Cástris, Évora.
Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, apresenta o projeto Sphera Cástris, na igreja do mosteiro de S. Bentro de Cástris, Évora.

Promovido pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, o projeto envolve um conjunto de entidades representativas do concelho de Évora e da Região, bem como várias entidades internacionais, na dinamização do Convento de São Bento de Cástris e da sua área envolvente.

Decorreu no passado dia 22 de abril, no Convento de São Bento de Cástris, em Évora, a cerimónia pública de lançamento do projeto Sphera Cástris – Southwest Park for Heritage and Arts.

Inaugurado em 1274 por D. Urraca Ximenes, São Bento de Cástris foi o mais antigo mosteiro feminino a sul do Tejo. Os cerca de cinco mil metros quadrados de construção irão ser objeto de obras de requalificação, para poderem acolher um pólo expositivo e um centro experimental das artes e património.

Pretende-se que o projeto, cujo investimento provém de fundos estruturais, através do programa Europa Criativa e de projetos científicos com a Universidade de Évora, dê origem a clusters empreseriais, laboratórios de desenvolvimento na área do património, residências artísticas e trabalhos de desenvolvimento agrícola. Espera-se que o cruzamento de ciência, património e arte contemporânea no espaço do Convento de São Bento de Cástris concorra para o desenvolvimento económico de Évora e da região.

Estiveram presentes na cerimónia de lançamento Jorge Barreto Xavier, Secretário de Estado da Cultura; Carlos Pinto de Sá, Presidente do Município de Évora; António Dieb, Presidente da CCDR Alentejo; e Ausenda de Cáceres Balbino, Vice-Reitora da Universidade de Évora.

24/04/2015

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions