Notícias

Monumenta, Lda. leva a cabo obras de conservação e restauro da ponte romana de Catribana, em Sintra

Ponte Romana de Catribana. Fotografia: Luís Rodrigues.
Ponte Romana de Catribana. Fotografia: Luís Rodrigues.

A Monumenta - Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda., empresa associada do GECoRPA, está encarregue de restaurar e recuperar este Imóvel de Interesse Público.

Situada na União de Freguesias de São João das Lampas e Terrugem, Sintra, a Sul da aldeia que lhe deu nome, a ponte romana de Catribana encontra-se em elevado grau de degradação há vários anos.

Testemunho da importância económica assumida pela região de Sintra durante o período de ocupação romana do atual território português, o monumento é composto por um arco único de volta perfeita e abóbada de pedra, ligada por argamassa de cal e areia grossa. A estrutura, erguida sobre a ribeira de Bolelas, assenta em muros que apoiam diretamente no afloramento rochoso das margens, sendo o acesso feito por caminhos de terra, de ambas as margens.

A Câmara Municipal de Sintra decidiu investir na preservação de um documento histórico, arqueológico e pedagógico do município, devolvendo à população a possibilidade de o visitar e estudar em plena segurança. Os trabalhos, no valor de aproximadamente €40.000, vão ter um prazo de execução de 120 dias, com conclusão prevista em fevereiro de 2016.

10/11/2015

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions