Notícias

Assembleia-Geral do GECoRPA - Grémio do Património aprova o Programa de Atividades e o Orçamento para 2016

Capa do Programa de Atividades para 2016
Capa do Programa de Atividades para 2016

Os associados reuniram no passado dia 27 de novembro em Assembleia-Geral. O Programa de Atividades e o Orçamento para 2016 foram apresentados pela Direção e aprovados pela maioria dos associados presentes. Dada a necessidade de renovação da liderança da associação, o ano de 2016, o último do mandato dos atuais corpos sociais, será, sobretudo, um ano de transição, dedicado à criação das condições internas que facilitem a continuidade do GECoRPA.

Os efeitos negativos do programa de ajustamento económico e financeiro imposto ao nosso País fizeram-se sentir com particular intensidade no setor da construção, e afetaram a vida de muitas das empresas associadas do GECoRPA – Grémio do Património. Tais efeitos não se desvaneceram ao longo de 2014 e de 2015. Embora o número de empresas associadas não tenha diminuído desde fins de 2013, a capacidade de empenhamento das empresas na dinamização do nosso projeto associativo continuou a revelar-se insuficiente. Por outro lado, decorridas já perto de duas décadas sobre a data do seu nascimento, o projeto associativo GECoRPA entra numa fase crítica da sua existência, dependendo a sua continuidade de renovação da sua liderança.

Decorridos quase 20 anos sobre a sua fundação, os grandes objetivos do Grémio mantêm, no entanto, uma total – se não acrescida – justificação e atualidade:

  • promover a reabilitação do edificado e da infra-estrutura, a valorização dos centros históricos, das aldeias tradicionais e do Património, como alternativa à construção nova, concorrendo, deste modo, para o desenvolvimento sustentável do País;
  • zelar pela qualidade das intervenções de reabilitação do edificado e do Património, através da divulgação das boas práticas e da formação especializada, promovendo a qualificação dos recursos humanos e das empresas deste setor e defendendo os seus interesses;
  • contribuir para a melhoria do ordenamento e da regulação do setor da construção e para a mudança do seu papel na economia e na sociedade.

Tal como consta do programa de atividades para o triénio, a estratégia do GECoRPA - Grémio do Património para os atingir os três grandes objetivos centra-se em dois eixos:

  1. Manutenção de uma situação financeira estável;
  2. Manutenção e reforço do reconhecimento institucional.

O ano de 2016 será sobretudo um ano de transição, dedicado à criação das condições internas que facilitem a continuidade do projeto GECoRPA e à ponderação das opções que se possam colocar quanto ao modelo a adotar para esse fim.

01/12/2015

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento

Programa de Atividades para 2016
27/11/2015 00:00:00pdf ProgrAtividades 2016.pdf

Orçamento para 2016
27/11/2015 00:00:00pdf gecorpa_orcamento_2016.pdf

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions