Notícias

A Stap e a Monumenta continuam, com novos sócios maioritários

Em vésperas de completar o seu 36.º aniversário, a Stap, SA e a sua irmã mais nova, a Monumenta, Lda. concluem um processo de transição geracional, iniciando um novo ciclo da sua presença no mercado sob uma nova liderança. Vitor Cóias, o fundador das duas empresas, cede a posição maioritária que detinha até aqui.

Em 22 de Dezembro de 2015 foram celebrados contratos de compra e venda de participações sociais pelos quais Vítor Cóias cedeu as posições maioritárias que detinha nas empresas Stap, SA e Monumenta, Lda. a uma parceria entre o Eng. Carlos Alberto Alves Gonçalves, presidente da Monte-Adriano até 2007, e outros empresários de reconhecido prestígio e competência ligados à construção, e ainda pelo Eng. José Paulo Maia Costa, administrador da Stap, SA desde 2000 e gerente da Monumenta, Lda. desde 2012.

A Stap SA foi fundada por Vítor Cóias em 1980 e tem-se dedicado à reabilitação construtiva e estrutural do edificado e da infraestrutura construída. A Monumenta – Reabilitação do Edificado e Conservação do Património, Lda. foi fundada por Vítor Cóias e António Cordeiro em 1997, para se dedicar à reabilitação de construções antigas e do património construído. Ambas as empresas são membros fundadores do GECORPA – Grémio do Património.

Vítor Cóias, que completará este ano 73 anos de idade, deixou de ser administrador da Stap e gerente da Monumenta com o exercício de 2011, dando um passo importante no processo de transição geracional anunciado em 2007, processo que agora se completou.

A proposta da parceria acima referida, embora não fosse a única nem a mais vantajosa em termos financeiros para o até aqui acionista maioritário, era a que apresentava melhores condições para assegurar a continuidade e a expansão futura das empresas e, por consequência, a manutenção dos postos de trabalho. Os novos sócios maioritários assumiram o compromisso de dotar as empresas dos recursos financeiros necessários, face às perdas sofridas nos últimos anos, e o objetivo de fazer crescer a Stap e a Monumenta, com a preocupação de manter a visão que, desde o início, Vítor Cóias procurou incutir nas empresas: rigor, seriedade e competência profissional.

Vítor Cóias continua ligado às empresas como consultor, disposto a fazer tudo o que estiver ao seu alcance para as ajudar a singrar.

23/02/2016

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions