Notícias

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2016: visita "Estaleiro Aberto" ao Palácio Nacional da Ajuda

Conservação e Restauro da Fachada Este do Palácio Nacional da Ajuda
Conservação e Restauro da Fachada Este do Palácio Nacional da Ajuda

A In Situ - Conservação de Bens Culturais, Lda., com a colaboração do GECoRPA - Grémio do Património, associa-se à Direção Geral do Património Cultural e ao ICOMOS Portugal nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, organizando uma visita às obras de conservação e restauro das fachadas Este e Sul do Palácio Nacional da Ajuda, no dia 18 de abril.

A intervenção do Palácio Nacional da Ajuda restringe-se à atual fachada principal do Palácio – fachada Este - e corpo avançado da fachada Sul, abrangendo na totalidade os dois torreões do edifício. A obra desenvolve-se nos seguintes departamentos do edifício: Museu e Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda e Direção Geral do Património Cultural – DGPC, tendo como principais objetivos a limpeza, tratamento de juntas, colagem e estabilização de elementos pétreos, assim como a resolução de alguns problemas de infiltração e o tratamento integral e pintura de toda a caixilharia. Nesta intervenção está também contemplada a instalação do sistema electroestático de afastamento de aves no corpo central da fachada Este e na arcada de acesso ao Palácio. A realização deste conjunto de trabalhos vem devolver a dignidade e as condições de estanquidade necessárias, que constituem um fator crucial na preservação do próprio edifício, bem como a salvaguarda do espólio artístico e literário que contém.

A visita "Estaleiro Aberto" destina-se ao público em geral e a estudantes e profissionais de diferentes áreas (engenharia, arquitetura, história da arte e conservação e restauro). As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, limitadas a 10 pessoas, e devem ser formalizadas via e-mail para info@gecorpa.pt. Caso o número de inscrições seja superior a 10, poderão ser realizadas mais sessões. Todos os visitantes deverão possuir calçado de segurança apropriado. Os capacetes e coletes serão disponibilizados pela organização.

Vídeos de apresentação da obra: https://youtu.be/U3KDIzR3Opo e https://youtu.be/Yz-A-KoumkM.

30/03/2016

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions