Notícias

Assembleia-Geral do GECoRPA - Grémio do Património lança reflexão sobre o futuro do Grémio

Os grandes objetivos pelos quais se tem vindo a bater o GECoRPA mantêm total – se não acrescida – pertinência. Importa refletir, no limiar do último ano do triénio 2014-2016, sobre as opções que se colocam à associação.

Os associados do GECoRPA - Grémio do Património reuniram no passado dia 18 de março em Assembleia-Geral. A ordem de trabalhos incluiu a apresentação do Relatório de Gestão – Atividades e Contas de 2015, aprovado por unanimidade pelos associados presentes, e uma reflexão sobre as opções que se colocam à associação, no limiar do último ano do triénio 2014-2016.

Relativamente às atividades realizadas em 2015, mereceu destaque a organização, em parceria com o ICOMOS Portugal, da conferência "Baixa Pombalina a Património Mundial: Ainda é Possível?", no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Especial importância teve também o reforço da base associativa do GECoRPA com duas empresas que, em áreas de atividade distintas, juntaram as suas forças à batalha pela defesa e afirmação do segmento da reabilitação do edificado e da conservação do Património: a ACTIA - Engenharia e Construções, Lda. e a Matesica - Materiais Sintéticos para Construção, S.A.

Para este ano de 2016 estão previstas as seguintes atividades, centradas na manutenção e reforço do reconhecimento institucional do Grémio:

  • Organização de um Fórum das Organizações Não Governamentais (ONGs) ligadas ao Património;
  • Continuação da parceria com o projeto "Viseu Estaleiro-Escola", um Centro de Formação Profissional para a área da Conservação e Reabilitação de Edifícios;
  • Apoio ao 2.º Congresso Internacional de História da Construção Luso-Brasileira, que irá realizar-se em setembro na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto;
  • Continuação dos contactos com a Secretaria de Estado da Cultura no sentido de promover a adoção de critérios de seleção das empresas para intervenções a concurso;
  • Apoio à internacionalização das empresas portuguesas vocacionadas para intervenções em património cultural, procurando, em particular, dar a conhecer as suas competências nos mercados do Médio Oriente;
  • Publicação do Anuário do Património 3 - 2016;
  • Distribuição de coleções de revistas Pedra & Cal pelas bibliotecas de câmaras municipais, universidades, politécnicos e escolas secundárias com cursos vocacionados para conservação e reabilitação do Património.

No limiar do último ano do triénio 2014-2016, e antevendo a eleição, em 2017, dos corpos sociais para o triénio seguinte, o Presidente da Direção do Grémio, Vítor Cóias, deu conta da sua indisponibilidade para apresentar uma lista candidata, por razões que se prendem, sobretudo, com a sua idade, mas também com o facto de ter deixado de ser sócio das empresas Stap e Monumenta, que até aqui representava.

Decorridas já perto de duas décadas sobre a data do seu nascimento, o projeto associativo GECoRPA entra numa fase crítica da sua existência, dependendo a sua continuidade de renovação da sua liderança. Nesse sentido, Vítor Cóias propôs aos associados a ponderação das opções que se colocam quanto ao modelo a adotar no futuro, manifestando esperança no aparecimento de uma equipa mais jovem e em melhores condições para dar continuidade à defesa dos objetivos do Grémio.

30/03/2016

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento
Relatório de Atividades e Contas relativo ao exercício de 2015
Atividades realizadas em 2015 e Demostrações Financeiras
18/03/2016 00:00:00pdf actividades_2015.pdf
Relatório de Atividades e Contas relativo ao exercício de 2015
Balanço e Demonstração de Resultados
18/03/2016 00:00:00pdf RC_2015.pdf

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions