Notícias

Comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios passa por unir as ONG

Aproxima-se o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2017. O GECoRPA, em parceria com mais quatro associações vocacionadas para a área do Património, organiza o Fórum do Património 2017, sob o lema "Unir as ONG em Defesa da Nossa Herança Comum".

A Associação Portuguesa de Arqueologia Industrial, a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos, a Associação Portuguesa das Casas Antigas e a Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património unem-se ao GECoRPA - Grémio do Património na organização do Fórum do Património 2017, no âmbito do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios (DIMS), criado pelo ICOMOS em 1982 e aprovado pela UNESCO no ano seguinte, tem como objetivo sensibilizar os cidadãos para a diversidade e vulnerabilidade do património, bem como para a necessidade da sua proteção e valorização.

Em 2017, o tema proposto para o DIMS pelo ICOMOS Internacional é "Património Cultural e Turismo Sustentável". Numa época de marcada globalização económico-cultural, de profundas transformações sociais e do aumento exponencial do número de turistas, a salvaguarda, estudo, interpretação e divulgação do património é um fator fundamental para a afirmação da diversidade cultural dos territórios e dos países, constituindo igualmente um elemento chave para o reforço do conhecimento e do respeito entre os povos.

Neste contexto, a união e coordenação das ONG do Património em torno de uma visão e de uma estratégia comuns, a favor da salvaguarda do património cultural construído e da sua utilização sustentável, não podia fazer mais sentido. É esse o objetivo do Fórum do Património 2017: dar voz aos cidadãos que lutam pela defesa do bem comum e pela preservação dos valores fundamentais da sociedade.

O Fórum do Património 2017 conta com o apoio institucional do ICOMOS Portugal, da Europa Nostra e do Centro Nacional de Cultura. Os destinatários deste evento são ONG do Património, decisores políticos e todos os parceiros dos setores de atividade, bem como o cidadão em geral.

A Direção-Geral do Património Cultural, entidade coordenadora nacional do DIMS 2017, em colaboração com o ICOMOS Portugal, promove a divulgação do programa nacional do DIMS 2017, procurando cativar cada vez mais participantes para as iniciativas que decorrem em todo o país.

05/04/2017

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions