Notícias

8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis

Cartaz da 8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis
Cartaz da 8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis

Organizada pelo Jornal Arquitecturas em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, e com o alto patrocínio do Governo de Portugal, a 8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis realiza-se de 12 a 14 de Abril na Exponor, Porto. Da sua programação, que integra um conjunto de iniciativas formativas onde se debaterão os novos desafios, as soluções e as metas a alcançar para um futuro mais sustentável nas cidades, destaca-se a 7ª Grande Conferência do Jornal Arquitecturas - "Arrendamento e Reabilitação: Dinamizar o Mercado, Regenerar a Cidade" que conta com o presidente da Direcção do Grémio do Património como membro do Conselho Consultivo.

A 8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis reunirá em 2012 uma série de iniciativas formativas onde se debaterão os novos desafios, as soluções e as metas a alcançar para um futuro mais sustentável das cidades.

Organizada pelo Jornal Arquitecturas em parceria com a Câmara Municipal de Matosinhos, e com o alto patrocínio do Governo de Portugal, a 8ª UrbaVerde – Feira das Cidades Sustentáveis ruma ao norte em 2012, realizando-se de 12 a 14 de Abril na Exponor, Feira Internacional do Porto.
 
O evento dará a conhecer as novidades, experiências e soluções para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis, através de uma programação diversificada de iniciativas formativas e da exposição de produtos, serviços e tecnologias nas áreas dos Espaços Verdes, Desportivos e Golfe, do Equipamento Urbano, da Construção e Reabilitação, do Ar, Água, Resíduos e Energia.

O primeiro dia da 8ª UrbaVerde será inaugurado pela ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território, Assunção Cristas, que intervirá na sessão de abertura da 7ª Grande Conferência do Jornal Arquitecturas, este ano subordinada ao tema "Arrendamento e Reabilitação: Dinamizar o Mercado, Regenerar a Cidade".
Vítor Cóias, presidente da Direcção do GECoRPA - Grémio do Património integra o Conselho Consultivo deste evento.

Após a aprovação da nova Lei do Arrendamento pelo Governo, no fechar do ano de 2011, esta será uma oportunidade para se ficar a par das alterações trazidas por esta reforma, numa conferência onde será não só apresentado o “Novo pacote legislativo do arrendamento e reabilitação urbana”, mas também trazidas a debate temáticas ligadas ao “Sector da Construção e as suas implicações na economia do país”, aos “Instrumentos de financiamento e qualificação do sector” e à “Reabilitação e Arrendamento, enquanto novo paradigma”, analisando-se os novos desafios da mediação imobiliária, entre outros.

No dia 13 de Abril está em destaque o "3º Encontro de Autarcas – Cidades de Futuro: comunidades inteligentes e conectadas", conferência de carácter internacional que apresentará as mais recentes e inovadoras abordagens às cidades inteligentes. Fundamentalmente centrado na estratégia europeia para 2020, que procura assegurar a saída Europeia da crise e planear a economia para a próxima década, o 3º Encontro de Autarcas contribuirá para compreender as exigências, metas e necessidades das cidades e dos seus habitantes em Portugal e na Europa, assim como encontrar soluções e novos desafios para o futuro das cidades. O encontro contará com os Casos de Sucesso Internacionais onde será revelada a The World Smart Capital Initiative, um projecto que começou em Amesterdão, Holanda, e que se prepara para se expandir a nível mundial com o objectivo de eleger a capital mais inteligente, e que será apresentado por Herman Van Bolhuis, mentor do projecto. Para fechar o 3º Encontro de Autarcas, uma mesa redonda dedicada ao "Pacto de Autarcas: Um Futuro Inteligente para as Cidades".

Para o dia 14 de Abril está reservada a maior novidade da 8ª UrbaVerde: o "1.º Encontro Nacional de Estudantes e Jovens Profissionais do Espaço Público – Fazer Mais com Menos", que conta com um Call for Papers, uma oportunidade para quem tiver interesse em mostrar trabalho, de subir ao palco e apresentar um projecto ou uma investigação da área.  

Paralelamente às conferências e ao longo dos três dias da UrbaVerde, decorrerá o Ciclo de Workshops, que contará com uma parte formativa e outra prática, com visita de estudo.


07/02/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions