Notícias

Elísio Summavielle nomeado Director Geral do Património

Elísio Summavielle
Elísio Summavielle

O cargo surge na sequência da criação da Direcção Geral do Património Cultural que, integrada na orgânica da Secretaria de Estado da Cultura, resulta da fusão entre o IMC e o IGESPAR. Summavielle tem uma longa carreira dedicada à salvaguarda e promoção do Património: foi Secretário de Estado da Cultura e, antes, director do IPPAR. O seu historial de colaboração com o GECoRPA - Grémio do Património também é longo: colaborou no primeiro número da "Pedra & Cal" e foi ele que assinou, pelo então IPPAR, o protocolo de colaboração entre as duas entidades.

Elísio Summavielle ocupa, desde ontem, o cargo de Director Geral do Património que surge na sequência da fusão entre o Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) e o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR), que deu origem à Direcção Geral do Património Cultural (DGPC) integrada na orgânica da Secretaria de Estado da Cultura (SEC).
Com uma longa carreira dedicada à salvaguarda e promoção do Património, Summavielle foi secretário de Estado da Cultura (2009 a 2011), director do IGESPAR (2007 a 2009) e presidente do Instituto Português do Património Arquitectónico (2005 a 2007). Ocupou também o cargo de Subdirector Geral da Direcção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais e foi precisamente nessa função que colaborou na Pedra & Cal nº 0, publicada no final de 1998. Já nessa altura constatava “…uma tendência crescente para a busca de um maior grau de especialização e profissionalização, que permita garantir o rigor da autenticidade das intervenções em património edificado”. Nesse mesmo artigo previa ainda um maior enfoque “…na área da formação técnica e qualificação da mão-de-obra…” e manifestava confiança no projecto GECoRPA – Grémio do Património, que dava então os primeiros passos. O protocolo de colaboração entre o então IPPAR e o Grémio foi assinado em Dezembro de 2006 e visa, entre outros objectivos, a "definição... de "requisitos complementares" de qualificação a exigir às  empresas de construção que queiram operar no segmento da conservação e restauro do património edificado". 
O Grémio do Património congratula-se com a nomeação e deseja a Elísio Summavielle o maior sucesso nas novas funções.

16/02/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions