Notícias

Prémio Europa Nostra 2012 distingue duplamente o Património portugês

Vista dos seis órgãos do século XIX da Basílica do Convento de Mafra
Vista dos seis órgãos do século XIX da Basílica do Convento de Mafra

Foram conhecidos esta terça-feira, numa cerimónia realizada na Comissão Europeia, em Bruxelas, os 28 projectos na área do Património cultural distinguidos este ano no âmbito do Prémio Europa Nostra que contou com um total de 226 candidaturas, provenientes de 31 países. O património português surge na listagem dos contemplados, na categoria “Conservação e Restauro”, pelo projecto de reabilitação dos seis órgãos da Basílica do Convento de Mafra (século XIX) e pelo complexo da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão (século XVII).

Os galardões correspondentes ao prémio, que se divide ainda nas categorias “Investigação”, “Educação” e “Contribuições exemplares individuais ou colectivas”, serão entregues no dia 1 de Junho, no Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa, data em que se conhecerão os seis grandes vencedores que vão receber 10 mil euros cada. O evento insere-se no âmbito do congresso internacional  que a Europa Nostra realiza na capital entre 30 de Maio e 2 de Junho deste ano e que apresenta uma programação diversificada.
 
Os seis órgãos do Convento de Mafra voltaram estar funcionais em Maio do ano passado, depois de terem estado praticamente dois séculos sem funcionar, destacando-se a exemplar simbiose de elementos móveis na estrutura arquitectónica. A Sinagoga Portuguesa de Amesterdão mantém-se como local de culto e disponibilizou, recentemente, o acesso à sua importante biblioteca. 
 
21/03/2012

Vídeos

Órgãos da Basílica do Convento de Mafra

Complexo da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão

Galeria

Visto do interior do complexo da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão
Visto do interior do complexo da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão
Visto do interior do complexo da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão
Visto do complexo da Sinagoga Portuguesa em Amesterdão

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions