Notícias

UNESCO manda parar barragem do Tua

Vale selvagem do Tua, condenado a desaparecer se a barragem for construída
Vale selvagem do Tua, condenado a desaparecer se a barragem for construída

O projeto de decisão do Comité do Património Mundial da UNESCO, que deverá ser formalmente aprovado em junho, exige a interrupção imediata das obras de construção da barragem EDP de Foz Tua.

Em agosto de 2011 este Comité já tinha entregue um relatório ao governo português, que só foi tornado público em dezembro. Este relatório considerava que a construção da barragem de Foz Tua teria um “impacto irreversível”, ameaçando os valores que estiveram na base da classificação do Alto Douro Vinhateiro como Património Mundial. Na altura o secretário de Estado Francisco José Viegas avançou alternativas para minimizar o problema, como "enterrar a cabelagem" ou "pigmentar o muro da barragem".

Além de instar o Estado português a “parar imediatamente todos os trabalhos de construção da barragem de Foz Tua e toda a infra-estrutura associada”, o Comité do Património Mundial exige que seja solicitada uma missão conjunta de análise à situação da área de paisagem classificada do Alto Douro Vinhateiro e remetido um relatório actualizado até Janeiro de 2013.

No projeto de decisão lamenta-se o facto de Portugal não ter mencionado a obra no processo de candidatura da paisagem do Douro.

30/05/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions