Notícias

Plano de Pormenor do Parque Mayer pode pôr em risco o Jardim Botânico

Parque Mayer
Parque Mayer

O Parque Mayer e a sua zona envolvente já têm uma Proposta de Plano de Pormenor, que foi aberta a discussão pública no passado mês de Novembro.

Entretanto, esta proposta tem suscitado muitas críticas de diversas associações, o que culminou com o lançamento de uma petição online em Defesa da Missão do Jardim Botânico e pela Revisão da Proposta do Plano de Pormenor do Parque Mayer, Jardim Botânico, Edifícios da Politécnica e Zona Envolvente www.gopetition.com/petition/39771.html

A Plataforma em Defesa do Jardim Botânico de Lisboa considera o plano desajustado, desintegrado e altamente lesivo para a salvaguarda do quarteirão histórico. De entre os aspectos negativos levantados estão a maior impermeabilização e edificação da zona, que inclui edificações contíguas ao Jardim Botânico, gerando uma grande pressão.

Além disto, são referidos o abate de árvores na zona de protecção do Jardim Botânico para a construção de um estacionamento e a criação de uma barreira visual que não valoriza a Cerca Pombalina. Chama a atenção, também, para a abertura de um novo percurso pedonal, que liga a rua da Escola Politécnica à rua do Salitre: o resultado disto seria a subtracção de uma parcela do jardim. A estufa que se insere nesta zona seria substituída por um edifício novo. Entretanto, é ressaltada a concordância relativamente à necessidade de um plano de pormenor para a área. A Plataforma em Defesa do Jardim Botânico de Lisboa é formada pela Associação Árvores de Portugal, pela APAP – Associação dos Arquitectos Paisagistas, pela Associação Lisboa Verde, pelos Cidadãos pelo Capitólio, pelo Fórum Cidadania Lx, pelo Grupo dos Amigos da Tapada das Necessidades, pela Liga dos Amigos do Jardim Botânico, pela OPRURB – Ofícios do Património e da Reabilitação Urbana, pela Quercus - Núcleo de Lisboa e pelo GECoRPA.
21/07/2011

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions