Notícias

II World Heritage Portuguese Origin

World Heritage Portuguese Origin
World Heritage Portuguese Origin

O I Encontro Internacional “World Heritage Portuguese Origin” (WHPO), promovido pela Universidade de Coimbra, pela Comissão Nacional da UNESCO, o IGESPAR e o ICOMOS Portugal, em 2006 na Universidade de Coimbra,

Constituiu um evento paradigmático na história da cooperação cultural portuguesa. Efectivamente, e pela primeira vez, uniram-se esforços para congregar países que possuem património cultural de in-fluência portuguesa no sentido de analisar formas de cooperação para o acesso e a gestão do património mundial, nos moldes propostos pela Estratégia Global da UNESCO.

As conclusões do encontro apontaram para a necessidade da criação de uma REDE WHPO (Rede de cooperação para o património mundial entre países com património cultural de influência portuguesa). No seguimento do I Encontro, foram definidos os objectivos genéricos da REDE WHPO (disponíveis no sítio de Internet). Dando continuidade aos trabalhos iniciados, e tendo por objectivo principal a constituição da REDE WHPO, realizou-se o II Encontro WHPO, de 23 a 26 de Outubro de 2010, cuja organização esteve, igualmente, a cargo da Universidade de Coimbra, em parceria com a Comissão Nacional da UNESCO, o Ministério da Cultura de Portugal, o ICOMOS Portugal e o Turismo de Portugal.

Foram dadas quatro palestras principais e diversos workshops temáticos abertos a todos os públicos. Entre os temas, destacamos: património e história das culturas; reabilitação estrutural; património e turismo; economia e património: oportunidades e riscos; património e literatura; e património como instrumento de Paz. O Encontro destina-se a todos os interessados pela salvaguarda e gestão do património. As informações sobre a REDE e sobre o II Encontro estão disponíveis em www.uc.pt/whpo.
27/10/2010

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions