Notícias

Corredor verde de Monsanto é inaugurado, 30 anos depois

Jornal i
Jornal i

O corredor verde de Monsanto, em Lisboa, vai ser inaugurado a 14 de dezembro, mais de 30 anos após o início do projeto.

A construção do espaço começou a ser planeada nos anos 70 do século passado pelo arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles, mas só recentemente as várias obras chegaram à fase de conclusão.

O corredor estende-se por 6,5 quilómetros de comprimento e abrange 51 hectares de área, ligando o Parque Eduardo VII e o Parque Florestal de Monsanto através de espaços verdes. O percurso, que abrange mais de 400 árvores e milhares de arbustos, será integrado na Rede de Percursos e Corredores Pedonais e Cicláveis da capital portuguesa.

Além de ligar a cidade, a iniciativa irá permitir aos lisboetas usufruir de dois miradouros, um quiosque com esplanada e cinco parques. O projeto vai também integrar diversos espaços verdes, através da plantação de vários jardins e talhões hortícolas, uma área de dois hectares de seara e uma zona experimental de culturas de sequeiro.

Estima-se que o corredor verde de Monsanto, cuja finalização era uma promessa eleitoral da Câmara Municipal de Lisboa, tenha contado com um investimento de 500 mil euros. Segundo dados de 2008, a maior parte do valor foi conseguida através de financiamento exterior.
 
20/12/2012

Vídeos

Plantação de árvores no corredor verde de Monsanto, a 30 de novembro de 2012.

Galeria


Projeto de um troço do corredor verde. Câmara Municipal de Lisboa.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions