Notícias

Tapeçarias de Portalegre em exposição no Brasil

Exposição de Tapeçarias de Portalegre
Exposição de Tapeçarias de Portalegre

A cidade de São Paulo vai receber 48 tapeçarias de Portalegre, com a finalidade de promover esta arte alentejana junto do público brasileiro.

A exposição foca-se na tapeçaria mural decorativa como criação artística, disponibilizando informações sobre a técnica de tecelagem, o chamado “ponto de Portalegre”, utilizada na produção das peças. As tapeçarias expostas no Brasil vão apresentar trabalhos de 39 artistas e arquitetos de várias nacionalidades, como Almada Negreiros, Eduardo Nery, Júlio Resende, Nadir Afonso, Joana Vasconcelos, Vik Muniz, Álvaro Siza Vieira e Le Corbusier.

A Tapeçaria de Portalegre, considerada “a melhor tecelagem do mundo” por Jean Lurçat, principal renovador dessa arte no século XX, reúne influências da tradição francesa e belga de tapeçaria mural. Esta arte alentejana permite a reprodução de obras de arte através da técnica manual.

A exposição “A Arte da Tapeçaria – Tradição e Modernidade (A Manufactura de Portalegre na FIESP)” vai estar aberta ao público na sede da FIEST (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) até março de 2013, inserida nas comemorações do Ano de Portugal no Brasil.
 
14/12/2012

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions