Notícias

Quatro Prémios Europa Nostra 2013 vêm para Portugal

O prémio Europa Nostra 2013, atribuído ao Património Cultural da União Europeia, distinguiu o restauro do Liceu Passos Manuel, em Lisboa, e do chalé da condessa de Edla, em Sintra, bem como a Fundação Ricardo Espírito Santo e o Projeto SOS Azulejo.

Os quatro premiados integram o lote de 30 vencedores da competição Europa Nostra 2013, selecionados entre as mais de 200 candidaturas oriundas de toda a União Europeia. Das quatro áreas a concurso, apenas a categoria “Pesquisa” não contou com nenhum representante português.

O Liceu Passos Manuel, em Lisboa, foi distinguido na área da “Conservação”. O projeto de restauro do edifício centenário, levado a cabo entre 2008 e 2010, prova que “a introdução de infraestruturas atuais e de instalações necessárias para implementar o ensino contemporâneo podem ser perfeitamente compatíveis com a estrutura histórica”, pode ler-se na página da Europa Nostra.

Na mesma categoria também se destacou o chalé da condessa de Edla, em Sintra, mandado construir por D. Fernando II no século XIX. O “grande charme e importância deste edifício romântico”, bem como a “restauração meticulosa depois do incêndio de 1999” foram as razões que justificaram a distinção.

A Fundação Ricardo Espírito Santo, inaugurada em 1953, foi galardoada na categoria “Contribuição de uma organização” para a comunidade. O júri destacou a capacidade da Fundação para “oferecer instalações de grande qualidade com vista a treinar novos artesãos num leque vasto de técnicas utilizadas para restaurar e criar uma grande variedade de objetos ligados ao património cultural”.

No que toca à “Formação, Educação e Sensibilização”, a distinção foi para o Projecto SOS Azulejo, fundado pelo Museu de Polícia Judiciária em 2007. A importância da iniciativa para combater a tendência de “roubo e vandalismo” de património cultural, neste caso os azulejos, foi um fator decisivo para o júri do Europa Nostra.

A 16 de junho, seis dos 30 projetos selecionados serão distinguidos como grandes vencedores, numa cerimónia a decorrer em Atenas, na Grécia. Um dos galardões é atribuído pelo público, através de uma votação online aqui.

“O passado pode ensinar-nos muito acerca do presente e do futuro, por isso devemos garantir que o nosso património possa ser apreciado pelo máximo de pessoas possível durante os dias de hoje e dar o nosso melhor para protegê-lo, com vista ao benefício das gerações futuras”, declarou Androulla Vassiliou, Comissária Europeia para a Educação, Cultura, Multilinguismo e Juventude, em comunicado.

A Europa Nostra é uma Federação  pan-europeia dedicada ao  património cultural, que o GECoRPA - Grémio do Património integra como membro institucional desde 1998. Os Prémios Europa Nostra são atribuídos anualmente pela organização desde 2002. 
 
04/04/2013

Galeria


Liceu Passos Manuel, em Lisboa.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions