Notícias

Igrejas geminadas no Porto foram classificadas monumento nacional

A Igreja dos Carmelitas Descalços e a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, no Porto, receberam o estatuto de monumento nacional.

A atribuição da classificação ao conjunto de Igrejas geminadas distingue a raridade da construção e o impacto visual desta na zona nobre do Porto setecentista. Os edifícios, que podem ser visitados na Praça de Parada Leitão, ilustram a evolução histórica da arquitetura portuguesa nos séculos XVII e XVIII.

A Igreja dos Carmelitas Descalços foi construída entre 1619 e 1628, apresentando características arquitetónicas típicas da presença dos Carmelitas em Portugal. Além de um órgão de tubos e de um retábulo-mor, o interior da Igreja reúne ainda património retabular barroco e rococó em considerável estado de conservação.

Mais de um século depois, entre 1756 e 1768, foi construída a Igreja de Nossa Senhora do Monte do Carmo, cuja fachada obedece ao estilo barroco. O exterior do edifício é decorado com azulejos, um traço comum às imagens populares portuenses. No interior podem ver-se retábulos, que constituem uma referência do estilo rococó e que foram um fator decisivo para a classificação.
 
09/05/2013

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions