Notícias

Apresentação da iniciativa TERRA AMADA

Apresentação da iniciativa
Apresentação da iniciativa "Terra Amada", em Covas do Monte. Fotografia: Pedro Duarte.

No passado domingo, 26 de maio, foi apresentada oficialmente a iniciativa TERRA AMADA, na aldeia de Covas do Monte. Promovida pelo Curso de Arquitetura da Universidade Católica de Viseu, a iniciativa centra-se no desenvolvimento de ações de voluntariado num estaleiro-escola, abertas à participação de alunos de cursos de arquitetura nacionais e estrangeiros, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações e contribuir para o desenvolvimento local.

A apresentação da iniciativa teve lugar na escola primária de Covas do Monte e contou com a participação de Ana Pinho, Docente de Mestrado do Curso de Arquitetura da Universidade Católica de Viseu, António Carvalho, Coordenador-adjunto do mesmo curso, e dos representantes das entidades parceiras: Adriano Azevedo (Vice-Presidente da Câmara Municipal de S. Pedro do Sul), José Cruz (Presidente da Junta de Freguesia de Covas do Rio), Vítor Cóias (Presidente do GECoRPA - Grémio do Património) e Padre António Jorge (Diocese de Viseu).

Além destas entidades, a iniciativa conta ainda com o apoio de mais de duas dezenas de empresas, entre as quais três associadas do GECoRPA - Grémio do Património: Atelier Samthiago, CS – Coelho da Silva, e Monumenta – Reabilitação do Edificado e Conservação do Património.

A iniciativa TERRA AMADA tem como objetivos:

  • Complementar o Curso de Arquitetura, sensibilizando os alunos para os princípios da conservação do património no âmbito da prática profissional;
  • Contribuir para reabilitar o património material e imaterial (ligado às artes e ofícios tradicionais) do mundo rural, e transmiti-lo às gerações mais jovens;
  • Devolver à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das populações.

"Aprender fazendo" é o mote para dez dias de trabalho intenso, entre 26 de julho e 5 de agosto, envolvendo 70 pessoas, das quais 50 voluntários e 10 membros da equipa técnica. Serão realizadas intervenções em sete edifícios e espaços públicos da aldeia: três equipamentos colectivos (o moinho, a azenha e a própria escola primária), duas habitações, no sentido de melhorar as suas infra-estruturas básicas, e duas construções que refletem a vida rural e pastorícia: um espigueiro e um abrigo de animais.

Saiba mais sobre a iniciativa TERRA AMADA em www.terramada.pt.

29/05/2013

Galeria


Apresentação da iniciativa "Terra Amada", em Covas do Monte. Fotografia: Pedro Duarte.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions