Notícias

7 de outubro: Dia Nacional dos Castelos

Vista do Castelo de S. Jorge.
Vista do Castelo de S. Jorge.

O Dia Nacional dos Castelos assinala-se em Portugal desde 1984, sempre com atividades pedagógicas e lúdicas inteiramente dedicadas ao mundo dos castelos.

Este ano, no âmbito das comemorações desta efeméride, houve uma apresentação sobre "Armas e Engenharia de Cerco" no Castelo de S. Jorge. Além de uma breve síntese histórica sobre armas e engenharia de cerco, tanto na perspectiva dos sitiantes como dos sitiados, estiveram expostas várias réplicas, incluindo uma réplica à escala real de uma balista medieval. Foi abordada a evolução dos conhecimentos de física e de matemática ao longo da história, e demonstrado um conjunto de conceitos que permitem, através da acumulação de força, disparar projécteis a longas distâncias. Mais informação sobre esta iniciativa aqui.

No Forte de Santa Maria da Arrábida teve lugar o seminário "Dois olhares sobre as Fortalezas da Arrábida", que contou com a presença de Gustavo Portocarrero, arqueólogo e autor de um livro sobre o sistema fortificado da Arrábida e de Francisco Sousa Lobo, Presidente dos Amigos dos Castelos, engenheiro militar e profundo conhecedor da arquitetura militar portuguesa. Um convite a uma dupla reflexão sobre as estruturas fortificadas da costa da Arrábida: valor militar e arquitectónico das fortalezas e o seu enquadramento social, ideológico e simbólico. Mais informações aqui.

Também na Fortaleza de Valença, candidata a Património da Humanidade, se celbrou o Dia Nacional dos Castelos, com uma iniciativa inédita de radio-amadorismo que envolveu 14 das mais representativas fortificações do continente e ilhas. Em cada fortificação foi instalada uma estação de radiocomunicações em HF, para levar testemunhos e imagens sonoras destes monumentos a outras estações espalhadas pelo globo. A atividade foi organizada no dia 5 pelo Núcleo de Radioamadores da Armada, uma associação constituída por militares e ex-militares da marinha, em parceria com a Câmara Municipal de Valença e a Associação Portuguesa dos Amigos dos Castelos.

07/10/2013

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions