Notícias

Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja comemora-se a 18 de outubro

Barcelos: Convento de Vilar de Frades
Barcelos: Convento de Vilar de Frades

Em 2013 assinala-se esta data com atividades em vários pontos do país: Barcelos, Coimbra, Fátima e Ribeira Grande são algumas das cidades participantes.

O Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja é uma iniciativa do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, fixado a 18 de Outubro, dia de S. Lucas, padroeiro dos artistas. A primeira edição deste dia comemorativo ocorreu em 2011. Em 2013 assinala-se esta data com atividades em vários pontos do país.

O Convento de Vilar de Frades, em Barcelos, associa-se às celebrações com um programa que reúne músicos, investigadores e comunidade em torno do tema "O órgão no espaço litúrgico".

Em Coimbra, a comemoração do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja  irá centrar-se no inventário Thesaurus, com conferências e debates que promovam a reflexão e partilha, permitindo apresentar novas propostas de actuação, avaliar dificuldades e debater os principais desafios enfrentados. Haverá também um concerto pelo Ensemble Vocal Introitus, a partir das 18h. Programa completo e inscrições aqui.

Em Fátima, os visitantes do Museu de Arte Sacra e Etnologia / Missionários da Consolata irão ser surpreendidos com ofertas.

Nos Açores o Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja comemora-se no Museu Vivo do Franciscanismo, Ribeira Grande. Há Conversas no Museu sobre "Os Bens Cultutais da Igreja nos Açores" e inauguração da exposição de diários gráficos de Paulo Brilhante.

Mais informações aqui.

16/10/2013

Galeria


Coimbra: Igreja de S. Salvador e Museu Nacional Machado de Castro

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions