Notícias

Estudo no âmbito de um projecto da STAP

Perspectiva global de um edifício antigo reforçado.
Perspectiva global de um edifício antigo reforçado.

“Reforço sísmico de alvenaria tradicional com faixas de GFRP e ancoragens. Ensaios de aderência e modelo de cálculo” é o título do trabalho desenvolvido por Joaquim Gil Carvalho Cardoso,

A quem foi atribuído o Prémio Secil Universidades Engenharia Civil 2008.

O trabalho premiado, que consistiu numa validação experimental e numérica, surge no contexto de um projecto de investigação e desenvolvimento (ID) da Stap, visando desenvolver um sistema de reforço pouco intrusivo de construções antigas, concebido pelo Eng.º Vítor Cóias.

A solução tecnológica de reforço e reabilitação sísmica de construções com estrutura em alvenaria de pedra, propriedade da Stap (Patente Portuguesa n.º 102256; Patente Europeia n.º 00670005.8), conjuga as características mecânicas da alvenaria (boa resistência à compressão e elevada inércia) com as dos materiais compósitos baseados na fibra de vidro (elevada resistência à tracção e baixo peso). A ligação entre estes dois materiais é obtida por colagem (contínua) e fixação (discreta) por meio de dispositivos específicos de confinamento transversal das alvenarias. Estes dispositivos, denominados “ancoragens”, “conectores de confinamento” ou “confinadores”, melhoram significativamente a fixação do reforço com faixas de fibra de vidro (GFRP) à alvenaria, resultando num melhor desempenho da solução de reforço sísmico, tanto em condições de serviço (deformação e fendilhação), como em situações últimas de colapso.

O Prémio Secil Universidades tem como objectivo incentivar a qualidade do trabalho académico e o reconhecimento público de jovens oriundos das Escolas de Arquitectura e Engenharia Civil portuguesas. O trabalho de validação experimental e numérica do sistema desenvolvido pela Stap foi realizado no IST, sob a orientação dos Professores Jorge Proença e António Gago do Departamento de Engenharia Civil e Arquitectura.

A Stap congratula-se pela atribuição do prémio ao jovem eng.º Joaquim Cardoso, e, também, por ver indirectamente reconhecido um trabalho no domínio da reabilitação sísmica de construções antigas, que procura apontar uma solução para a redução da vulnerabilidade sísmica em zonas mais susceptíveis. Nestas zonas (embora recorrente, não será demais salientar), a reabilitação do edificado deve contemplar obras de reforço sísmico e não apenas intervenções não-estruturais.

Destaca-se, também, o sucesso na parceria da empresa com a universidade. Em colaboração com o ICIST e o LNEC, a Stap tem vindo a desenvolver soluções inovadoras, em geral, relativamente pouco intrusivas, de reabilitação e melhoria da resistência sísmica. A tecnologia desenvolvida insere-se na estratégia da Stap de encontrar as melhores tecnologias no segmento da reabilitação, incluindo a reabilitação sísmica, através da participação em projectos de ID em parceria com entidades do Sistema Científico e Tecnológico, entre outras iniciativas.
21/07/2011

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions