Notícias

Avião "Aristides de Sousa Mendes" voa nos céus da europa

Airbus A319 CS-TTV, batizado de
Airbus A319 CS-TTV, batizado de "Aristides de Sousa Mendes"

A administração da TAP pretende com este gesto simbólico homenagear a figura e a ação exemplar do antigo Cônsul de Bordéus, levando o seu nome a dezenas de cidades europeias para onde a transportadora opera.

No ano em que se assinala o 60.º aniversário da morte de Aristides de Sousa Mendes, diplomata português destacado em Bordéus durante a segunda Guerra Mundial que ajudou milhares de refugiados a escapar à perseguição nazi, a TAP atribuiu o seu nome à mais recente aeronave da sua frota.

O Airbus A319 faz parte da frota de médio curso da da companhia aérea nacional, passando a voar em direção a 55 destinos europeus. O voo inaugural decorreu no passado dia 6 de Setembro, de Lisboa para Madrid. Para assinalar a entrada em operação desta aeronave, a TAP tem exibido o filme "Aristides de Sousa Mendes, o Cônsul de Bordéus" a bordo dos seus voos de longo-curso.

A Fundação Aristides de Sousa Mendes congratulou-se com a notícia, considerando que "a evocação pela TAP do nome do Cônsul de Bordéus, e, consequentemente, do seu acto de consciência, é um momento de regozijo e de grande simbolismo porquanto, ao ser levado a dezenas de cidades europeias, lembrará perenemente que há momentos na Vida em que só pela desobediência poderemos evitar o sofrimento dos outros".

o GECoRPA - Grémio do Património e a Fundação Aristides de Sousa Mendes bateram-se, ao longo de vários anos, pela reabilitação da Casa do Passal, a casa de família do Cônsul de Bordéus, em Cabanas de Viriato. O tema tem sido abordado várias vezes na revista Pedra & Cal (ver artigos abaixo). As obras estão finalmente em curso, o que é um motivo de regozijo para todos os que prezam a memória desse grande português. No final do mês de agosto estava já concluída a consolidação estrutural dos pilares ao nível do rés-do-chão e a picagem das paredes exteriores. A intervenção, financiada em 85% por fundos comunitários, contempla ainda a recuperação da cobertura e respectivas janelas, recolocação de revestimentos, reconstrução de janelas, substituição de caleiras e tubos de queda e pintura exterior.

16/09/2014

Vídeos

A Casa do Passal encontrava-se em adiantado estado de degradação.

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento
Casa do Passal - Património em Risco
Pedra & Cal n.º 50
01/07/2011 00:00:00pdf Pedra&CalN50_Casa_Passal.pdf
Vítor CóiasCasa do Passal: como é possível?
Pedra & Cal n.º 55
01/07/2013 00:00:00pdf Pedra&CalN55_Casa_Passal.pdf

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions