Notícias

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios: visitas "Estaleiro Aberto" no Porto

Palácio Condes de Azevedo, Porto.
Palácio Condes de Azevedo, Porto.

O GECoRPA – Grémio do Património participa na organização de duas visitas "estaleiro aberto" na cidade do Porto, já nos dias 17 e 18 de abril.

Na sexta-feira, dia 17, a Minimalinea, Lda. dará a oportunidade aos interessados de fazerem o acompanhamento da fase final dos trabalhos da obra no Palácio Condes de Azevedo, na Rua Saraiva de Carvalho. Tido como edifício de habitação construído nos séculos XVII-XVIII, a data do edifício original continua por desvendar, não obstante os esforços das equipas de arquitetura, de arqueologia e de geologia.

No sábado, dia 18, a AOF, Lda. dará a conhecer a construção da nova sede da Secção Regional Norte da Ordem dos Arquitetos, Norte 41º: Centro de Arquitetura, Criatividade e Sustentabilidade. Situado na Cedofeita, o terreno é composto por duas frações que integram o conjunto edificado da frente urbana da Rua de Álvares Cabral, de elevado valor arquitetónico.

Um dos aspetos mais marcantes e singulares do lote é a sua composição, através de dois edifícios gémeos, datados de início do séc. XX, e um logradouro de uso comum. Um dos edifícios existentes, em função do seu relativo bom estado de conservação e qualidade dos elementos decorativos, será alvo de restauro integral. O edifício gémeo, em função do seu mau estado de conservação será alvo de reabilitação, sendo a tipologia a introduzir igual à original, mas sendo objeto da depuração dos elementos decorativos. O conjunto fica completo com uma construção nova que ocupará o interior do lote, no local onde é, atualmente, o logradouro comum.

Mais informação nos documentos abaixo.

14/04/2015

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento
Visita "Estaleiro Aberto" à obra no Palácio Condes de Azevedo, na Rua Saraiva de Carvalho
14/04/2015 00:00:00pdf estaleiro-aberto_condes_azevedo.pdf
Visita "Estaleiro Aberto" à construção da nova sede da Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Norte
14/04/2015 00:00:00pdf estaleiro-aberto_OASRN.pdf

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions