Notícias

Ermida de São José com telhado Umbelino Monteiro

Aplicação da telha UM Canudo Bussaco
Aplicação da telha UM Canudo Bussaco

A Umbelino Monteiro, empresa associada do GECoRPA - Grémio do Património, organizou em parceria com a Fundação da Mata do Buçaco um workshop prático com o objetivo de recuperar a cobertura da Ermida de São José.

Construída em 1643 e fundada pelo reitor da Universidade de Coimbra Manuel de Saldanha, a Ermida de São José faz parte do conjunto patrimonial do Buçaco classificado como Imóvel de Interesse Público. Foi um dos edifícios mais afetados pela passagem do ciclone Gong, em janeiro de 2013, temporal que causou danos elevados no património botânico e edificado da Mata do Buçaco.

A Fundação da Mata do Buçaco promoveu a recuperação da cobertura da Ermida de S. José no âmbito do workshop "Técnicas Tradicionais para Intervenção em Edifícios Históricos", contando com o acompanhamento técnico, formação e fornecimento dos materiais necessários pela Umbelino Monteiro. A parceria permitiu à Umbelino Monteiro participar ativamente nos trabalhos de reabilitação, numa iniciativa que contou ainda com o apoio da Direção da Cultura do Centro e da Universidade de Aveiro.

O contributo da Umbelino Monteiro passou ainda pelo estudo e desenvolvimento de uma telha específica que, replicando a traça original das edificações existentes na Mata do Buçaco, permite um melhor enquadramento da cobertura com o meio envolvente.

17/09/2015

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions