Notícias

Atelier Samthiago comemora este ano o seu 10.º aniversário

A Samthiago concluiu recentemente o trabalho de conservação de um dos mais importantes painéis azulejares da cidade de Lisboa, no Miradouro de Santa Lúzia:
A Samthiago concluiu recentemente o trabalho de conservação de um dos mais importantes painéis azulejares da cidade de Lisboa, no Miradouro de Santa Lúzia: "A vista sobre a cidade" de Martins Barata.

A empresa associada do GECoRPA - Grémio do Património celebrou a ocasião com três atividades inseridas também na programação oficial das Jornadas Europeias do Património: uma visita guiada ao Laboratório Chímico da Universidade de Coimbra, com caracterização do mobiliário histórico e descrição do processo de restauro realizado em 2005; o encontro técnico sobre património etnológico "Moinhos, forjas e azenhas", que incluiu uma visita às instalações da Samthiago em Viana do Castelo e, finalmente, uma visita ao Museu do Carro Elétrico, na Central Termoelétrica de Massarelos, Porto, onde a Samthiago concluiu recentemente trabalhos de conservação de património industrial.

Ao longo destes 10 anos, a Samthiago levou a cabo diversas intervenções em imóveis classificados, de Viana do Castelo, onde realizou, entre 2005 e 2008, trabalhos de conservação e restauro ao nível da talha, pintura sobre tela e mobiliário integrado da Igreia da Misericórdia, a Lagos, onde estão em fase de conclusão os trabalhos de conservação da pintura mural da Abóbada da Igreja de Santo António, passando por Ponta Delgada, onde realizou em 2011 trabalhos de conservação e restauro do património integrado da Igreja de Santa Bárbara.

Foram recentemente premiadas duas intervenções de recuperação e valorização do património em que a Samthiago participou. A conversão do antigo seminário de Santarém em Museu Diocesano, que incluiu uma intervenção ao nível do acervo documental e património azulejar por parte da Samthiago, recebeu o Prémio Vasco Vivalva 2014, atribuído pela Fundação Calouste Gulbenkian. Também a recuperação do Palácio Nacional da Pena, em que se inseriu uma intervenção da Samthiago nas fachadas com revestimento azulejar, recebeu uma Menção Honrosa dos Prémios SOS Azulejo 2014.

28/09/2015

Galeria

Igreia Matriz de Belazaima do Chão, Águeda. Imóvel em vias de classificação.
Igreia Matriz de Belazaima do Chão, Águeda. Imóvel em vias de classificação.
Em 2005 a Samthiago levou a cabo uma intervenção de conservação e restauro dos retábulos laterais, retábulo-mor, pintura mural do arco separador e escultura policroma.
Igreia Matriz de Belazaima do Chão, Águeda. Imóvel em vias de classificação.
Convento de São Francisco, Guimarães. Monumento de Interesse Público.
Laboratório Chímico da Universidade de Coimbra.
Igreia da Misericórdia de Viana do Castelo, Monumento Nacional.
Capela de Nossa Senhora da Esperança, Sátão. Monumento de Interesse Público.
Museu Carlos Machado - Igreja de Santa Bárbara, Ponta Delgada. Monumento de Interesse Público.
Palácio de Monserrate, Sintra. Monumento de Interesse Público.
Museu Diocesano de Santarém.
Palácio Nacional da Pena. Monumento Nacional e Património Mundial pela UNESCO.
Museu do Carro Elétrico, na Central Termoelétrica de Massarelos, Porto.
Igreja de Santo António, em Lagos. Monumento Nacional.
Palácio Nacional das Necessidades, Lisboa. Monumento de Interesse Público.
Ermita de Nuestra Señora de Tiedra, Valladolid.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions