Notícias

Jornadas FICAL realizam-se pela primeira vez em Portugal

As V Jornadas do Fórum Ibérico da Cal terão lugar no Laboratório Nacional de Engenharia Civil, em Lisboa, de 23 a 25 de maio de 2016.

O Fórum Ibérico da Cal, associação sem fins lucrativos cujo objetivo é o desenvolvimento da investigação, a formação e a difusão da produção e uso da cal, promove a realização das V Jornadas FICAL pela primeira vez em Portugal, na sequência das quatro Jornadas anteriores organizadas em Espanha.

Os dias 23 e 24 de maio serão dedicados a conferências, debates e workshops à volta de cinco temas que procuram refletir a variedade de aspetos relacionados com a cal e potenciar novas abordagens complementares e desafiadoras: a cal como material histórico, a cal como material tradicional, a cal como material ecológico e saudável, a cal como material inovador e a cal na conservação e reabilitação.

O dia 25 é dedicado a duas visitas técnicas guiadas por especialistas: por um lado, à intervenção de restauro no Palácio de Queluz, por outro, a um forno tradicional de cal na Maxieira, próximo de Fátima. Esta última visita é promovida pela Maxical, Lda., a mais recente associada do GECoRPA, e o objetivo é assistir ao processo produtivo artesanal da cal em pasta: a pedreira, o enfornamento, a calcinação, o desenfornamento e o apagamento da cal. A Maxical convida os associados do GECoRPA a juntarem-se a esta iniciativa, devendo para isso formalizar a inscrição junto do GECoRPA e assegurar o próprio transporte.

A revista Pedra & Cal associa-se às V FICAL, dedicando o número 61, correspondente ao segundo semestre de 2016, a este tema, com a publicação de um conjunto de artigos selecionados pela Comissão Científica das Jornadas.

Mais informação no website do evento: http://vfical.lnec.pt/

30/03/2016

Galeria

Forno de cal artesanal a cozer.
Forno de cal artesanal a cozer.
Imagem cedida pela Maxical, Lda.
Forno de cal artesanal a cozer.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions