Notícias

Projeto Vale do Varosa venceu Prémio Internacional AR&PA 2016

Apresentação do Projeto Vale do Varosa
Apresentação do Projeto Vale do Varosa

A Bienal Ibérica de Património Cultural, resultante da fusão entre a Feira do Património de Portugal e a Bienal AR&PA de Espanha, começou este ano em Valladolid, contando com Portugal como país convidado.

Portugal marcou presença no X Congresso Internacional AR&PA dedicado ao "Património Inteligente. Território Inteligente" com comunicações de especialistas nacionais, assim como nos Prémios AR&PA, em que apresentou sete projetos a concurso, dos quais três foram finalistas.

O júri do concurso premiou o Projeto Vale do Varosa, "uma forma de atuar consistente que conjuga território, paisagem e património" e que resulta numa "intervenção viva e uma aposta de futuro". O projeto foi ainda reconhecido como um exemplo de "intervenção correta, historicamente sensível, num contexto social definido", que faz emergir na região do Douro, Património da Humanidade, a herança cultural, artística e paisagística de um conjunto de monumentos que foram intervencionados para fruição pública.

Desenvolvido sob a égide da Direção Regional de Cultura do Norte e sob gestão do Museu de Lamego, o projeto Vale do Varosa assenta na criação de uma rede de monumentos abertos de forma integrada, tendo tido como núcleo principal, numa primeira fase, os mosteiros cistercienses de São João de Tarouca e de Santa Maria de Salzedas e o Convento franciscano de Santo António de Ferreirim.

As principais linhas estratégicas do projeto Vale do Varosa são a recuperação de edificado, a musealização do património móvel e imóvel, a instalação de centros de acolhimento e interpretação, a criação de uma imagem personalizada, a abertura ao público com funcionamento em rede e o desenvolvimento de ações de divulgação conjunta.

O prémio AR&PA é o reconhecimento de uma ideia que em 2009 dava os primeiros passos e que em 2016 coloca à disposição do público um conjunto de monumentos a trabalhar em rede e a que se associa o Museu de Lamego.

Os prémios AR&PA foram criados no ano 2000 com a intenção de reconhecer o trabalho realizado pelos profissionais e instituições ligados à conservação, reabilitação e restauro do património cultural.

A empresa Atelier Samthiago, associada do GECoRPA, recebeu este ano a menção de finalista pela intervenção de recuperação do Órgão de Tubos do Mosteiro de Pombeiro, em Felgueiras, levada a cabo em parceria com a Acitores. Foram ainda condecoradas com prémios honoríficos a Fundação Millennium BCP, a Universidade de Salamanca, a Universidade de Coimbra e a Universidade de Alcalá de Henares.

A edição de 2017 da Bienal Ibérica do Património Cultural ocorrerá em Portugal, no Centro Histórico de Amarante, numa parceria estratégica entre a Spira - Revitalização Patrimonial, a Rota do Românico da Valsousa, o Município de Amarante e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

05/12/2016

Galeria


Stand da Direção Regional de Cultura do Norte

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions