Notícias

Centros Históricos e Vida Contemporânea

Decorreu, no dia 6 de Novembro, o ciclo de conferências “Centros Históricos e Vida Contemporânea”, no Auditório do Metropolitano de Lisboa, promovido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), em colaboração com o ICOMOS-Portugal.

Esta iniciativa teve por objectivo fomentar a reflexão sobre as metodologias a desenvolver nas acções de reabilitação nos centros históricos, optimizando a relação custo-benefício nas intervenções. Focaram-se quatro aspectos das intervenções em centros históricos: a reabilitação de edifícios, a reabilitação de conjuntos urbanos, os aspectos técnico-profissionais e as políticas e promoção.

Os intervenientes provieram de vários organismos e entidades: universidades, empresas, IHRU, LNEC, IGESPAR, Ordem dos Arquitectos, Ordem dos Engenheiros, Turismo do Douro, Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico e Sociedades de Reabilitação Urbana.

Em representação do GECoRPA foi orador o seu presidente, Vítor Cóias, que interveio no painel “Aspectos técnico-profissionais”, realçando o con­tributo da reabilitação e da conservação do património para a sustentabilidade e a necessidade de adequar o quadro legislativo e regulamentar do sector. Abordou, igualmente, o “Programa Cheque-obra”, destacando os riscos que envolve se não forem utilizados critérios de qualidade na selecção das empresas que executam as intervenções realizadas ao abrigo deste programa.

Vítor Cóias relembrou que o GECoRPA tem vindo a desenvolver um sistema de qualificação para o sector, recen­temente apresentado ao IGESPAR, e insurgiu-se, a propósito, contra a admissão a concurso, pelo IGESPAR, para intervenções em monumentos nacionais, de empresas sem a neces­sária qualificação.
21/07/2011

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions