Notícias

Inauguração do projecto Centro de recursos de formação nas Artes e Ofícios do Património (CAOP), parceiro do GECoRPA

No passado dia 28 de março de 2018, dia nacional dos centros históricos, pelas 15h, o projeto Centro de recursos de formação nas Artes e Ofícios do Património (CAOP), idealizado e desenvolvido no seio da Associação InCIDADES (ONG), foi inaugurado no Edifício do Conselho de Guerra, em Elvas. O projeto já tinha sido apresentado publicamente no dia 18 de abril de 2016, integrando as comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios.

Apesar das instalações serem provisórias o CAOP tem intenção permanente de tornar os territórios mais atrativos na perspectiva da sua reabilitação e preservação da sua identidade, promovendo o desenvolvimento social e económico através da defendendo e valorizando os conhecimentos  tradicionais da construção, bem como capacitar novos profissionais nas diversas artes e ofícios do património e valorizar os mestres guardiões dos saberes-fazer tradicionais. O CAOP providenciará uma série de cursos de formação profissional de curta duração (25 horas) centrados no desenvolvimento e incremento de competências profissionais, nas diversas artes e ofícios da construção tradicional, exigidas no mercado da reabilitação, orientados para profissionais das áreas, jovens com inclinação para esta via profissional e também adultos, desempregados ou não, que pretendam adquirir conhecimentos na área. No seu plano de atividades estão também previstas oficinas, encontros com especialistas e passeios, que procuram agregar os membros da comunidade em redor do seu património. 
Assinou um protocolo com a UNESCO que lhe permitirá constituir no seu seio um Clube UNESCO, uma forma de apoiar os valores e ideais da instituição, auxiliando a sua difusão na sociedade portuguesa e de salvaguardar as Artes e Ofícios do Património desenvolvendo atividades em várias áreas de intervenção da UNESCO, nomeadamente o Património edificado, o Património imaterial e a Educação ao longo da vida. O projecto CAOP foi desenvolvido em parceria e colaboração com Instituições do sector: o Centro de Formação Profissional do Artesanato – CEARTE; a Direcção Regional de Cultura do Alentejo – DRCA; o Grémio do Património – GECoRPA; o Instituto Politécnico de Portalegre -IPP; o Laboratório Hércules da Universidade de Évora.

O Centro de recursos de formação nas Artes e Ofícios do Património (CAOP), é uma iniciativa do projeto da Associação InCIDADES (associação sem fins lucrativos), desenvolvido em cooperação com a Câmara Municipal de Elvas.


http://www.caop.org.pt
27/03/2018

Galeria

Preparação para a inauguração do projecto CAOP.
Preparação para a inauguração do projecto CAOP.
Preparação para a inauguração do projecto CAOP. 14 de Março de 2018. Imagem retirada de: http://www.caop.org.pt/
Preparação para a inauguração do projecto CAOP.
Apresentação do projecto Centro de recursos de formação nas Artes e Ofícios do Património (CAOP)

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions