Notícias

Plácido Domingo na assembleia-geral Europa Nostra, em Amsterdão

Como presidente da direcção do GECoRPA – Grémio do Património, membro institucional da Europa Nostra desde 1998 ,tive o prazer de participar, de novo, numa A.G. anual desta prestigiada organização europeia, reunida, desta vez, em Amsterdão, no novo Museu Hermitage.

Após a rotina da aprovação do relatório anual de 2010, do orçamento para 2011 e dos novos membros do conselho consultivo, o presidente executivo, Denis de Kergolay, destacou os “quatro pilares” em que assenta a acção da E.N.: As acções de lóbi a favor da salvaguarda do património, os prémios anuais E.N., o património em risco e o trabalho em rede com outras instituições, desenvolvendo, em seguida, o que foi a actividade da E.N. em 2010, relativamente a cada uma destas linhas de acção.

Esteve em destaque nesta A.G. o tenor e maestro Plácido Domingo, novo presidente da E.N., cuja presença era aguardada com muito interesse. No seu discurso de encerramento, Plácido Domingo pôs em evidência a vertente humana do papel da instituição na defesa do Património, enquanto referência identitária de cidadãos e comunidades: “A nossa missão não tem só a ver com as pedras: tem também a ver, e principalmente, com as pessoas!”

Focou, a propósito, a triste situação de Áquila, em Itália, devastada por um grande sismo em 2009. Mantém-se, até hoje, a interdição do acesso dos moradores às suas casas (ou ao que resta delas), colocando em risco a memória e as raízes comunitárias que os ligam a esta cidade histórica.

Referiu, também, os esforços infrutíferos de salvaguarda do património romano de Allianoi, na Turquia, agora submergido na albufeira de uma nova barragem.

Colocou-se, finalmente, ao dispor da associação para colaborar nos esforços de angariação de novos membros e, em particular, para colaborar em acções tendentes a reequilibrar a situação financeira, que, em 2010 se mostrou deficitária.

Vítor Cóias, Presidente do GECoRPA
26/06/2011

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions