Notícias

Divulgados os vencedores do Prémio IHRU 2014

O júri durante a visita à candidatura
O júri durante a visita à candidatura "Armazéns Espaço Mira & Mira Fórum", na Rua de Miraflor, Porto, 3 de novembro de 2014.

No dia 4 de dezembro de 2014 decorreu no auditório do Instituto Superior de Economia e Gestão a 26ª cerimónia de entrega das distinções do Prémio IHRU. A cerimónia, que foi presidida pelo Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, premiou 2 candidaturas e atribuiu 6 menções honrosas.

O Prémio IHRU é atribuído pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana e consiste na concessão de distinções de prestígio a empreendimentos de habitação de interesse social, a obras de reabilitação no meio urbano e a trabalhos de produção científica. Entre os seus objetivos estão a disseminação de boas práticas; a impulsão de intervenções de qualidade ao nível da habitação de interesse social; a promoção da proteção, recuperação e revitalização do património edificado e sua envolvente; assim como o incentivo, junto dos intervenientes nestes setores especializados da construção civil, da sua apetência e preparação técnica para este tipo de trabalhos.

Os vencedores do Prémio IHRU 2014 são:

  • Edifício na Rua dos Caldeireiros 79-81, Freguesia de Vitória, Porto, na categoria “Reabilitação de Edifício”;
  • Espaços Públicos da Mouraria da Moura Freguesia de São João Baptista, Moura, na categoria “Reabilitação ou Requalificação de Espaço Público”.
Além dos dois projetos vencedores, foram distinguidas com menções honrosas as seguintes candidaturas:
  • Chalé das Três Esquinas, Freguesia da Sé, Braga;
  • Edifício na Rua dos Caldeireiros 83-85, Freguesia de Vitória, Porto;
  • Habitação Unifamiliar do Início do Século XX, Freguesia de Bonfim, Porto;
  • Edifício Casa do Miradouro em Viseu União das freguesias de Viseu, Viseu;
  • Percurso Pedonal Assistido de Montemor-o-Velho, Acesso à Encosta e ao Castelo Montemor-o-Velho;
  • Delimitação da ARU de Alegrete, Alegrete, Portalegre.
O júri do Prémio IHRU incluiu, este ano e pela primeira vez, um representante do GECoRPA - Grémio do Património.

 

Consulte o catálogo das candidaturas premiadas.

05/12/2014

Galeria

Os elementos do júri com o Sr. Ministro, o Sr. Secretário de Estado e o vice-presidente do IHRU, após a cerimónia de entrega dos prémios, no ISEG.
Os elementos do júri com o Sr. Ministro, o Sr. Secretário de Estado e o vice-presidente do IHRU, após a cerimónia de entrega dos prémios, no ISEG.
Da esquerda para a direita, representante do GECoRPA – Grémio do Património, Vitor Cóias; representante da Ordem dos Arquitetos, Paulo Tavares Duarte; representante e Vogal do Conselho Diretivo do IHRU, Luís Maria Gonçalves; representante da Ordem dos Engenheiros, Fernando Pinho; Presidente do júri, José David Justino; Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva; Secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto; representante da Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas, José Cubeles Lousan; representante do LNEC, Jorge Grandão Lopes.
Os elementos do júri com o Sr. Ministro, o Sr. Secretário de Estado e o vice-presidente do IHRU, após a cerimónia de entrega dos prémios, no ISEG.
O Sr. Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, profere o seu discurso.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions