Notícias

Atelier Samthiago vence prémio SOS Azulejo 2015 na categoria "Conservação e Restauro"

Sala Dom Manuel, Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
Sala Dom Manuel, Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

A empresa Atelier Samthiago, associada do GECoRPA – Grémio do Património, venceu o prémio "Conservação e Restauro" pela intervenção realizada no Museu Nacional do Azulejo, em Lisboa. A empresa surje associada a outra intervenção premiada: a reabilitação dos azulejos na envolvente da Rua Norberto de Araújo e do Miradouro de Santa Luzia, promovida pelo Município de Lisboa, que ganhou o prémio "Boas práticas".

Os Prémios SOS Azulejo, atribuídos anualmente pelo Projeto SOS Azulejo, iniciativa do Museu de Polícia Judiciária para combater a grave delapidação do património azulejar português, têm por objetivos:

  • Reconhecer, valorizar, dar visibilidade e fomentar ações de proteção e valorização do património azulejar português e de origem ou tradição portuguesa;
  • Contribuir para a segurança, a conservação e o restauro certificados, o estudo, o usufruto e a divulgação adequados do património azulejar português e de origem ou tradição portuguesa;
  • Reforçar e incentivar a ligação e o orgulho das populações e das instituições pelo seu património azulejar;
  • Encorajar e apoiar projetos, estudos e ações de qualidade que aproveitem, valorizem e dinamizem o potencial do património azulejar português.

A intervenção de requalificação realizada na Sala Dom Manuel do Museu Nacional do Azulejo, impulsionada pela Direção Geral do Património Cultural e patrocinada pela Fundação Millennium BCP, incidiu sobre a recuperação do espólio azulejar da autoria de Manuel dos Santos, um dos mais sonantes nomes do Ciclo dos Mestres, período áureo da azulejaria portuguesa (1690-1725). O júri evidenciou o "excecional nível da candidatura e contributo para a valorização do património azulejar português" demostrado pela proposta da Samthiago.

O prémio "Conservação e Restauro" foi atrubuído ex aequo à intervenção de conservação e restauro do património azulejar do Palácio do Raio, promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Braga em colaboração com a empresa CRERE.

O júri deste ano, presidido pelo Professor Vítor Serrão, decidiu atribuir 6 Prémios e 10 Menções Honrosas. A lista de prémios e premiados pode ser consultada no website do Projeto SOS Azulejo.

23/05/2016

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions