Notícias

Jornadas Europeias do Património assinaladas em 150 concelhos do País

Foto Jornadas Europeias do Património
Foto Jornadas Europeias do Património

No âmbito da iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, este ano as Jornadas Europeias do Património envolveram mais de 50 países, incluindo Portugal. Entre os dias 23 e 25 de setembro o nosso país apresentou aproximadamente 800 eventos culturais em 150 concelhos, organizados pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC)

Este tipo de evento visa sensibilizar o público para a importância da salvaguarda do Património, e, de acordo com a DGPC, os seus objetivos principais são compreender os elos de ligação entre o Património e as comunidades e contribuir para a valorização da cultura nas suas múltiplas dimensões.
O programa do evento, cujo tema foi “Comunidades e Culturas”, contou com diversos tipos de atividades, como visitas guiadas e temáticas em museus e espaços culturais, espetáculos de música, teatro, circo e dança, exposições, animações de rua, encenações históricas, palestras, teatro de marionetas, conferências, seminários, entre outros. Houve também sessões de leituras, oficinas pedagógicas, feiras, lançamento de publicações, entre várias iniciativas.
A abertura oficial das Jornadas Europeias do Património 2016 ocorreu em Lisboa, no Museu Nacional de Etnologia, na tarde do dia 23 de setembro, com o encontro “Desenhar o Mundo” no âmbito do projeto de sensibilização “(A)riscar o Património”. O programa oficial foi apresentado pelas 18 horas com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe Castro Mendes, e contou ainda com projeções de imagens sobre a fachada do Museu Nacional de Etnologia, com a temática “Comunidades e Culturas: Um Museu, Muitos Mundos”.
04/10/2016

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions