Notícias

100 milhões de euros para reabilitação da catedral de Notre-Dame, ao longo dos próximos 20 anos

Gárgula danificada por ação de erosão. Imagem retirada de Wikimedia Commons. Peter Cadogan.
Gárgula danificada por ação de erosão. Imagem retirada de Wikimedia Commons. Peter Cadogan.

Notícias e fotografias publicadas desde maio deste ano alertam para a urgência de restauro da famosa catedral. As suas estruturas mais carentes de reabilitação são os pináculos, as gárgulas, os vitrais, os arcobotantes, bem como outros elementos altamente danificados. Deste conjunto, as gárgulas construídas no século XIX, essenciais para o correcto escoamento das águas das chuvas, impedindo a sua infiltração no edifício, têm sido os elementos que mais preocupações têm suscitado, uma vez que algumas têm mesmo caído.

Apesar dos 2 milhões de euros fornecidos pelo Estado Francês, que tutela o edifício desde 1905, e dos cerca de 4 milhões angariados anualmente pela Fondation Avenir du Patrimoine a Paris, junta-se outro apelo, o do arcebispado de Paris que para o efeito criou a associação de amigos da catedral, de forma a promover a recolha de fundos.

O diretor de comunicação da catedral, André Finot, nas suas declarações à Boulevard Voltaire, afirmou que prevê serem necessários no mínimo 100 milhões de euros, recolhidos num prazo de 20 anos, para intervir na catedral e devolver-lhe a sua dignidade construtiva. Além destes esforços, Andrew Tallon, investigador americano, especialista mundial em catedrais francesas, sugeriu que este apelo fosse também dirigido aos Estados Unidos da América tendo por base a grande tradição de mecenato norte americana e a sua paixão pela pedra, da qual pouco conhecem. Além disso, refere que é norma elevar o valor das doações quando existem cidadãos norte americanos dedicados ao estudo e protecção deste tipo de património a nível internacional.

A catedral é anfitriã de cerca de 14 milhões de visitas por ano, com entradas gratuitas, padecendo não só das adversidades climatéricas e da poluição atmosférica, bem como deste fluxo humano, revelando que o turismo tem impacto nos sítios históricos e deve ser controlado. O edifício testemunhou variados momentos destrutivos do seu espaço, desde as acções dos huguenotes (séc. XVI), as pilhagens durante a Revolução Francesa (séc. XVIII), e os danos causados pela II Guerra Mundial. Também foi palco de campanhas de reabilitação, como por exemplo as dos arquitectos Jean-Baptiste Lassus e Eugène-Emmanuel Viollet-le-Duc, em 1844. A atualidade revela outro tipo de destruição e exige outra dimensão nos trabalhos de reabilitação que não podem ser descurados sob pena de se perder o privilégio de visitar o edifício, estudá-lo em segurança e mantê-lo através das suas atividades culturais e religiosas.

Breve contextualização histórica

A catedral de Notre Dame de Paris é um emblema nacional francês, localizado no coração da capital, tendo iniciado o seu percurso construtivo por volta de 1160 e terminado em 1345. Monumento histórico, de feição gótica e devoção católica, alicerça-se numa longa história de acontecimentos que lhe conferem uma aura de magnitude religiosa e política na Europa. Entre eles podemos elencar a entrega à custódia da catedral da relíquia da coroa de espinhos (1239), comprada por Luís IX, rei de França, a Balduíno II, Imperador em Constantinopla, um célebre conjunto de cerimónias matrimoniais que tomaram lugar no solo sagrado do edifício, como o casamento de Henrique V e Margarida de Valois (1572), e a coroação de Napoleão (1804), evento político, que no decorrer da década seguinte, viria a banhar a Europa em pólvora e sangue.

 

Na atualidade tem celebrado missas de requiem para presidentes franceses, como De Gaulle (1970) e Mitterrand (1996), exibe todas as primeiras sextas-feiras de cada mês a relíquia da coroa de espinhos. Além disto é diariamente anfitriã de turistas provenientes dos vários cantos do mundo.

 

Vídeos e entrevistas

REUTERS: www.reuters.tv/v/qLY/2017/08/29/notre-dame-s-crumbling-gargoyles-need-help

Figaro: video.lefigaro.fr/figaro/video/notre-dame-de-paris-un-appel-au-dons-pour-sauver-la-cathedrale/5490034015001/

Donativos para esta causa

www.notredamedeparis.fr/friends/donate/

don.fondationnotredame.fr/fapp-notre-dame

Diana Carvalho

17/10/2017

Galeria


Gárgula danificada por acção de erosão. Imagem retirada de Wikimedia Commons. Peter Cadogan.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions