Notícias

GECoRPA apresenta o Sistema de Qualificação para Reabilitação do Edificado e do Património (SQREP)

A reabilitação do edificado, isto é, a extensão da vida útil dos edifícios através da reparação e adaptação a novos usos e requisitos, tem vindo a adquirir uma crescente relevância e a ultrapassar a construção nova. Ao mesmo tempo, a conservação do património cultural construído – os monumentos e os edifícios históricos – vem assumindo uma importância crescente para a economia global do País e está cada vez mais presente nas preocupações e expetativas dos cidadãos.

A reabilitação do edificado é, geralmente, mais complexa do que a construção corrente, exigindo das empresas metodologias e tecnologias apropriadas. Tais exigências acentuam-se quando está em causa o Património, em relação ao qual se espera que a postura dos vários agentes seja radicalmente diferente. O sucesso das intervenções de reabilitação do edificado e, sobretudo, o da conservação e restauro do Património, fica seriamente comprometido se essas intervenções não forem entregues a empresas com a necessária qualificação. O conjunto estruturado de procedimentos que constituem o SQREP, tem justamente por objetivo validar as competências das empresas do setor da construção que se pretendem dedicar a estes dois segmentos especializados.

O Sistema de Qualificação para Reabilitação do Edificado e do Património, designado abreviadamente pelo acrónimo “SQREP”, será apresentado no próximo dia 7 de novembro numa sessão a realizar no hotel Sheraton, em Lisboa, a uma audiência que se pretende seja constituída não só por entidades potenciais utentes do sistema, como as entidades adjudicantes de obras de reabilitação do edificado e de conservação do património cultural construído, mas também por organizações que irão ser chamadas prestar serviços de certificação de pessoas e empresas ou a disponibilizar um diversificado conjunto de ações de formação especializada, a vários níveis.

A adesão ao SQREP, que no atual quadro legislativo e regulatório será voluntária, poderá trazer importantes vantagens não só para as entidades adjudicantes e empresas fornecedoras, mas também para os profissionais da construção, para o próprio setor e para o país no seu conjunto.

Mais informação em www.sqrep.com.
11/10/2018

Galeria

Livro
Livro
Livro

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions