Notícias

Nuno Valentim profere a Conferência Marques da Silva de 2018

Nos últimos 12 anos, a Fundação Instituto Arquitecto Marques da Silva tem procurado com as Conferências Marques da Silva criar um espaço de “fórum vocacionado para a partilha e debate em torno de estudos e reflexões sobre temáticas que decorrem da sua dinâmica interna ou do seu comprometimento e atenção às dinâmicas que envolvem o exercício da arquitetura e o seu papel na reorganização do espaço habitado na atualidade”. O arquiteto e professor Nuno Valentim é o convidado para a edição de 2018.

Reconhecido pela sua intervenção em inúmeros projetos premiados, Nuno Valentim procura refletir sobre o papel da Arquitetura, enquanto disciplina, na reabilitação do patimónio. Lemos na sinopse da conferência que Vivemos um momento singular para a intervenção no Património Arquitetónico – que decorre do (inesperado?) crescimento de obra no edificado existente, após alguns anos de deserto, de esforços isolados e mesmo de desatenção a este desafio. A urgência de alargamento do debate convoca a arquitetura e os arquitetos para uma responsabilidade acrescida nestas circunstâncias, sob pena da disciplina ser ultrapassada pela manipulação ideológica, técnica ou económica. Estas visões parciais são incapazes de trabalhar a riqueza e a complexidade das realidades em que temos que operar.

A conferência, intitulada 'Arquitetura e Património: sem redoma de vidro', vai acontecer a 25 de outubro, às 18h30, no Auditório Fernando Távora da FAUP, entidade parceira, e está inserida no programa ARQ OUT 2018 da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Norte. Retomamos também a nota da organização que refere que a participação de Nuno Valentim é “Uma presença e participação que se constitui também e simbolicamente em evocação e homenagem a Francisco Barata (1950-2018), arquiteto, investigador, professor e ex-diretor da Faculdade de Arquitetura, autor de importantes contributos para a compreensão da forma urbana portuense e profissionalmente empenhado em experiências de renovação urbana e teorias de intervenção arquitetónica, que, de forma imprevista, recentemente nos deixou”.

Mais info em fims.up.pt.

Entrada livre (sujeita à lotação do espaço).


© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions