Notícias

ICOMOS organiza Simpósio Científico sobre "Intervenções contemporâneas no património cultural: teoria e prática"

Cartaz do Simpósio científico ICOMOS-Portugal:
Cartaz do Simpósio científico ICOMOS-Portugal: "Intervenções contemporâneas no património cultural: teoria e prática", nos dias 14 e 15 de Junho

O ICOMOS-Portugal, no âmbito do acolhimento à reunião anual do Grupo EUROPA, está a organizar um Simpósio Científico sobre "Intervenções contemporâneas no património cultural: teoria e prática" que terá lugar no ISCTE-Lisboa, nos dias 14 e 15 de Junho.

Este ano Portugal acolhe a reunião do Grupo Europa, que congrega anualmente os presidentes das comissões nacionais do ICOMOS de países europeus. O tema escolhido para o simpósio científico são as "Intervenções contemporâneas no património cultural: teoria e prática". Na página do ICOMOS-Portugal podemos perceber quais os objetivos da escolha desta temática. Lemos que “a reabilitação do património construído tornou-se a atividade central no setor da construção em Portugal. A recente pressão do turismo e da especulação acelerou esse fenómeno, principalmente nos centros históricos, em áreas classificadas e protegidas; no entanto, nem sempre com respeito pela autenticidade e integridade do património cultural construído existente. Surgem desafios na conciliação da preservação dos valores patrimoniais com as necessidades contemporâneas.

Este problema é comum em toda a Europa e recebeu uma atenção especial do ICOMOS, levando a várias ações, destinadas a melhorar a qualidade das intervenções. Em 2018, o ICOMOS Europe Group foi fundamental no projeto da Comissão Europeia “Cherishing Heritage: desenvolvimento de princípios de qualidade para o patrimonio cultural na Europa”, organizando dois workshops, em Paris e Veneza, e contribuindo com um documento de referência estratégico. O ICOMOS-França lançou uma reflexão sobre a implementação da Carta de Veneza, envolvendo todos os Comités Nacionais Europeus, assim como lançando o debate na conferência organizada em Paris.
 
É objetivo do simpósio divulgar essas ações e ampliar a reflexão, através de uma avaliação crítica da situação, a partir de uma perspetiva internacional. Em particular, pretende-se questionar a relação entre teoria e prática, em diferentes dimensões: no ensino, na legislação, na gestão, no planeamento, no design e no trabalho de reabilitação. Especialistas de vários países europeus apresentarão a sua visão sobre os principais problemas que enfrentam hoje, as boas e más práticas, contribuindo para uma reflexão conjunta relativa ao estado da arte na Europa, sobre as intervenções contemporâneas na cultura herança.”
 
A reunião terá lugar nos dias 13 e 14 de Junho, em Lisboa, no ISCTE (na Avenida das Forças Armadas - entre a 5 de Outubro e a Gama Pinto) e incluirá um Simpósio Científico sobre "Intervenções contemporâneas no património cultural: teoria e prática" no dia 14 e no dia 15 de Junho, seguido de um Domingo (16 de Junho) de visitas em Lisboa e ou no Porto.

O ICOMOS-Portugal convida a participar no Simpósio Científico e, para tal, pode consultar o site: www.icomos.pt > na barra horizontal superior clicar em CICH19 > surge uma barra com várias opções (organização, chamada de artigos, etc.) e no item REGISTRATION está toda a informação e o formulário para proceder ao registo.
04/06/2019

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions