Notícias

O património dos mármores debatido em Estremoz: com passado para o futuro

 Seminário «Mármores, uma atividade industrial com história e futuro»
Seminário «Mármores, uma atividade industrial com história e futuro»

Realiza-se em Estremoz, no Teatro Bernardim Ribeiro, no próximo dia 27 de fevereiro de 2020, pelas 10h00, o seminário «Mármores, uma atividade industrial com história e futuro».

Realiza-se em Estremoz, no Teatro Bernardim Ribeiro, no próximo dia 27 de fevereiro de 2020, pelas 10h00, o seminário «Mármores, uma atividade industrial com história e futuro».
O seminário enquadra-se no âmbito do estudo Património e História da Indústria dos Mármores (PHIM). O programa do seminário prevê uma conferência inaugural pelo engenheiro Vítor Cóias, representando o GECoRPA e o Fórum do Património, seguindo-se vários painéis que reunem especialistas de diversas áreas: Carla Moura Soares e Rute Massano Rodrigues; Fernando Grilo; Carlos Filipe; António Castro Henriques; Armando Quintas; Nuno Mourinha; José Mirão; André Carneiro; Noel Moreira; Ana Cardoso de Matos; Sandro Sousa; Pedro Caridade de Freitas; Paulo Barral. 
O PHIM é desenvolvido pelo Centro de Estudos de Cultura, História, Artes e Patrimónios (CECHAP), com sede em Vila Viçosa, tendo como objetivo principal estudar e promover o produto endógeno – mármores do Anticlinal Alentejano –, como valorização do património cultural, arquitetónico, paisagístico, industrial e histórico da região, recorrendo a abordagens inovadoras e a várias ferramentas de comunicação para difundir o conhecimento e sensibilizar novos públicos.
Como se lê na página do projecto, "Concluídas as duas primeiras fases do PHIM – centradas no período cronológico de 1850-1986, e na historiografia dos Mármores na geografia do Anticlinal para os períodos do Império Romano e os séculos XVI ao XIX – pretende-se agora, com esta nova fase, prosseguir os trabalhos, percorrendo os séculos XII ao XV; paralelamente, irão merecer atenção duas áreas: do Direito Romano à Legislação das Pedreiras, e a Economia, com os seus mercados dos séculos XVI ao XX. Procuram-se ainda adotar novos meios e estratégias de comunicação com vista a atrair também um novo público-alvo – jovens –, continuando, deste modo, a apostar na educação patrimonial e na promoção do património cultural da região".
O CECHAP é uma ONG subscritora da Declaração Final do Fórum do Património.
A participação no seminário é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia devido ao limite de lugares disponíveis.
Para efetuar a inscrição, enviar email com nome e afiliação institucional ou ocupação para: phim2.cechap@gmail.com
18/02/2020

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions