Notícias

Visita Estaleiro-Aberto ao Convento de São Francisco, Coimbra - 7 de junho (inscrições completas)

Convento de São Francisco, Coimbra.
Convento de São Francisco, Coimbra.

O Grémio do Património organiza uma Visita “Estaleiro-Aberto", dia 7 de junho, no Convento de São Francisco, em Coimbra. Esta iniciativa, com inscrição gratuita, vai decorrer entre as 09h00 e as 12h00 e vai proporcionar o acompanhamento, em contexto de obra, de uma intervenção conducente com as boas práticas de reabilitação do património arquitetónico.

Aberta ao público em geral, destina-se, sobretudo, a profissionais e estudantes das áreas de engenharia civil, arquitetura, conservação e restauro, e história da arte. Será orientada pelos responsáveis das operações em curso, apostando-se numa forte componente técnica e possibilitando a observação, in loco, de diferentes intervenções. Esta iniciativa é organizada em parceria com duas empresas associadas do GECoRPA: a Pengest, responsável pela fiscalização da empreitada, e a Umbelino Monteiro, pelo fornecimento e apoio técnico na execução da cobertura. Conta com o apoio da Câmara Municipal de Coimbra e da MRG, Engenharia e Construção.
 
Com o aval da DGPC (à data IGESPAR), a empreitada em curso prevê a recuperação e adaptação do Convento de São Francisco, edifício que para além da prática religiosa esteve ligado à produção industrial, num espaço cultural e centro de convenções. Projetada por Carrilho da Graça, a obra implica a divisão do imóvel em cinco áreas de intervenção distintas: a manutenção do edifício existente, a criação de um restaurante e de um parque de estacionamento, assim como a conceção paisagística dos espaços exteriores e, finalmente, a construção de um novo edifício que vai albergar um auditório destinado a todo o tipo de espetáculos (da ópera ao cinema). Este será dotado de uma caixa de palco “à italiana” e de fosso de orquestra, entre outras infraestruturas. No edifício original do Convento salienta-se a preservação e restauro de painéis de azulejos dos séculos XVI e XVII, bem como a recuperação de abóbodas em tetos. Destaque especial, ainda, para o facto de, no decorrer das intervenções, ter sido descoberta uma necrópole. 

PROGRAMA DA VISITA:

09h00   Receção dos participantes
             Local: Avenida da Guarda Inglesa, Estaleiro MRG, 3040-143 Coimbra (mesmo ao lado do Portugal dos Pequeninos)
09h30   Visita guiada ao imóvel e aos trabalhos em estaleiro
11h30   Conclusão
 
Notas:

Todos os visitantes devem estar equipados, obrigatoriamente, com (EPI’s) – botas de proteção, colete e capacete.
A organização não se responsabiliza pelo seu fornecimento.

A participação é gratuita, mas a inscrição obrigatória.
A visita tem número limitado de inscrições e será tida em conta a ordem de chegada das mesmas.

A Ficha de Inscrição tem que ser devolvida até dia 3 de junho.


15/05/2013

Documentos

Autor(es) Descrição Data Documento
Folheto de divulgação da Visita "Estaleiro-Aberto" ao Convento de São Francisco, Coimbra.
pdf VEA_Coimbra_2013_vFINAL.pdf

Galeria

Convento de São Francisco, Coimbra.
Convento de São Francisco, Coimbra.
Convento de São Francisco, Coimbra.
Convento de São Francisco, Coimbra.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions