Notícias

Participação de empresas do GECoRPA na intervenção de reabilitação em Covas do Monte

A aldeia de Covas do Monte e os seus campos de cultivo, vistos de norte.
A aldeia de Covas do Monte e os seus campos de cultivo, vistos de norte.

Decorreu dia 4 de agosto a cerimónia oficial de encerramento da intervenção de reabilitação realizada em Covas do Monte, uma aldeia tradicional do concelho de São Pedro do Sul, no âmbito da iniciativa “Terra Amada”.

A iniciativa, promovida pelo Departamento de Arquitetura do Núcleo de Viseu da Universidade Católica e organizada pela Arq.ª Ana Pinho, mobilizou cerca de meia centena voluntários, estudantes de arquitetura (portugueses e estrangeiros) e visou realizar na aldeia, num curto espaço de tempo, um conjunto de intervenções de reabilitação, cirurgicamente selecionadas. O objetivo foi procurar melhorar a qualidade de vida de habitantes e ajudar a salvaguardar o património material (construções, artefactos) e imaterial (saberes tradicionais).
 
O GECoRPA - Grémio do Património associou-se à iniciativa desde a primeira hora, disponibilizando recursos e prestando aconselhamento técnico, através de empresas associadas que aceitaram o desafio de participar. Foram quatro as empresas que o fizeram: a Tintas Robbialac, que forneceu tintas e técnicos com que foi pintado o edifício da antiga escola primária, agora sede da Associação dos Amigos de Covas do Monte; a CS - Coelho da Silva, que forneceu os materiais e ensinou os voluntários a recuperar um espigueiro; a Monumenta, que disponibilizou dois carpinteiros e peças de madeira com que se realizaram diversos trabalhos de carpintaria em pavimentos, coberturas e guarnecimento de vãos; e, finalmente, o Atelier Samthiago, que ajudou a restaurar as estruturas e os artefactos de madeira do moinho e do lagar de azeite.
 
Os estudantes organizaram-se em diversas equipas e colaboraram diretamente na execução dos diferentes trabalhos, sob a orientação dos profissionais oriundos das empresas participantes.
 
Para além das empresas associadas do Grémio, participaram diversas outras empresas que forneceram materiais e ajudaram assegurar a logística requerida pela presença dum “exército” de participantes que excedeu largamente o número de habitantes da aldeia.
 
13/08/2013

Vídeos

Terra Amada, um documentário (teaser)

Galeria

O cabril reconstruído pelas equipas da “Terra Amada”. A aldeia de Covas do Monte tem cerca de 2 000 cabras.
O cabril reconstruído pelas equipas da “Terra Amada”. A aldeia de Covas do Monte tem cerca de 2 000 cabras.
O cabril reconstruído pelas equipas da “Terra Amada”. A aldeia de Covas do Monte tem cerca de 2 000 cabras.
José Cruz, presidente da junta de freguesia, com a Arq.ª Ana Pinho, a dinamizadora da iniciativa “Terra Amada”.
O lagar comunitário de azeite, antes da intervenção.

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions