Notícias

Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina

O GECoRPA expressou, recentemente, a sua posição face ao Plano de Pormenor de Salvaguarda da Baixa Pombalina apresentado, no passado dia 12 de Julho de 2010, numa sessão pública promovida pela Câmara Municipal de Lisboa (CML).

A Direcção do GECoRPA endereçou ao Presidente da CML alguns comentários e sugestões, focando alguns aspectos que, no entender da associação, carecem de ser revistos.

Destacamos as questões abordadas:

- A primeira prende-se com o problema da segurança sísmica, dado que a Baixa Pombalina (BP) se encontra numa situação de grande vulnerabilidade face à ocorrência de um sismo intenso. No entender do GECoRPA, as intervenções na BP não podem ignorar este factor de risco, tanto mais que o custo adicional envolvido não é significativo. A adequada consideração deste risco é facilitada pela existência de legislação e práticas noutros países que podem ser aplicadas e adaptadas à situação concreta de Portugali. As intervenções na BP devem guiar-se pelas recomendações do International Scientific Committee for the Analysis and Restoration of the Structures of the Architectural Heritage (Comissão do ICOMOS para a conservação estrutural), bem como pelo Eurocódigo 8 (Parte 3)ii e, também, pela norma ISO 13822iii.

- A segunda questão concerne a qualificação do autor do relatório prévio (RP), que, no Plano apresentado, não está devidamente assegurada.

Com efeito, o RP, nos moldes do D.L. 140/2009 de 15 de Junho, é um instrumento fulcral do Plano, dado que é a classificação do estado dos edifícios, segundo o RP, que vai determinar as decisões quanto às intervenções a levar a cabo nos elementos estruturais e no interior dos edifícios. Embora o supracitado D.L. determine que o técnico possua formação superior e experiência profissional adequadas, não a define nem esclarece quem faz tal avaliação, não se assegurando, portanto, a competência e a isenção do autor do relatório. Tal incongruência poderá ser solucionada com a criação da figura do Especialista em Conservação Construtiva e Estrutural do Património, junto das associações profissionais.

- A terceira questão prende-se com a qualificação das empresas que executam as intervenções.

As intervenções de reabilitação do edificado e de conservação do Património apresentam um grau de exigência maior do que o da construção corrente. As intervenções de salvaguarda previstas para edifícios históricos da BP (que são, simultaneamente, bens culturais e construções) envolvem uma elevada especificidade e pressupõem uma formação adequada dos intervenientes, revestindo-se de uma grande complexidade (ao nível estratégico, metodológico, operacional e tecnológico). Tal implica uma maior qualificação dos agentes envolvidos – quer ao nível das empresas, quer ao nível dos profissionais –, fulcral para o sucesso destas intervenções. O actual regime de qualificação das empresas de construção (a "Lei dos Alvarás") foi concebido a pensar na construção nova, não tendo em conta as particularidades da reabilitação do edificado, nem da conservação do Património. É, portanto, de suma importância a adopção de critérios específicos de selecção dos agentes intervenientes, quer nas fases de avaliação e elaboração de projecto, quer nas de execução e fiscalização de obra. Neste sentido, o GECoRPA desenvolveu um Sistema de Qualificação destinado aos profissionais e às empresas actuantes na área. O Sistema de Qualificação GECoRPA consiste num conjunto de procedimentos que permitem avaliar a competência dos recursos humanos e o desenvolvimento da estrutura organizativa da empresa, com vista a assegurar que cumpram os requisitos das intervenções nesta áreaiv.

NOTAS: i Cf. as publicações da Federal Emergency Management Agency e do Applied Technology Council (EUA) e as Ordinanze n.os 3274 e 3431 (Presidente del Consiglio dei Ministri, Itália).

ii EN 1998-3, Eurocode 8: Design of structures for earthquake resistance. Part 3: Assessment and retrofitting of buildings, Draft No 5, CEN, January 2004 (www.eurocodes.co.uk).

iii Bases for design of structures - Assessment of existing structures (www.iso.org).

iv Cf. www.gecorpa.pt/Comunicacoes_artigos/Apresentacao_vcs/A.pdf;

www.gecorpa.pt/Comunicacoes_artigos/Apresentacaovcs/B.pdf;

www.gecorpa.pt/Comunicacoes_artigos/Apresentacao_vcs/C.pdf;

www.gecorpa.pt/Comunicacoes_artigos/Apresentacao_vcs/D.pdf.

Vítor Cóias – A reabilitação do edificado de Lisboa e o risco sísmico, Palestra proferida no âmbito do Encontro Nacional Conservação e Reabilitação de Estruturas, “Reabilitar 2010”, realizado no LNEC, Lisboa, 23 a 25 de Junho de 2010.
21/07/2011

© Copyright Gecorpa. Todos os direitos reservados.
Develop By: Primeway - Creative Business Solutions